Para chegar à goleada por 5 a 1 sobre o Botafogo-SP, neste sábado, na Vila Belmiro, o Santos contou com grandes atuações de jogadores formados nas suas categorias de base, como o meia Geuvânio e o atacante Gabriel. Na opinião do comentarista Fábio Seixas, depois de Pelé, o Peixe tornou-se um dos destinos favoritos dos jovens e, assim, se tornou uma "máquina" de revelar talentos.
- Cada clube tem uma marca. Flamengo e Corinthians são times de massa, o Palmeiras tem a sua academia, o São Paulo tem a sua organização. A marca do Santos é revelar jogador, desde que levaram um garoto de Bauru, filho do seu Dondinho, para jogar bola em Santos. Virou uma máquina. A partir daquele momento, o Santos passou a ser enxergado pela garotada, pelos pais, pelos empresários. Isso vem formando bons times. Geração após geração, o Santos vem formando bons jogadores - afirmou o comentarista.
Geuvânio comemora seu gol contra o Botafogo-SP
(Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)
No entanto, neste time jovem, Fábio Seixas afirmou que o volante Arouca é um jogador fundamental, para organizar a equipe e passar tranquilidade para os novatos.
- Entre os poucos veteranos do Santos, tem um que é fundamental, para dar sustentação a essa garotada: o Arouca. Ele dá tranquilidade para a molecada se jogar lá na frente, para a molecada tentar fazer alguma coisa lá no ataque.
O comentarista André Loffredo lembrou que o Santos alcançou a marca de 12 mil gols em sua história e afirmou que o Peixe desenvolve o melhor trabalho de categorias de base o futebol brasileiro.
- A história do Santos foi mostrada nessa semana. Não só pelo time de garotos, mas pelo número de gols marcados. O mérito é desses garotos, que fizeram dez gols em uma semana e mostraram que o trabalho nas categorias de base do Santos é sensacional. É o melhor trabalho de recursos humanos do Brasil e de aproveitamento desses recursos. Não adianta captar, desenvolver e não ter coragem de colocar no time profissional. Parabens ao Santos por fazer novamente a gente acreditar que novos talentos surgirão.
O Santos volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Linense, no Gilbertão. A equipe da Vila lidera o Grupo C do Paulistão, com 13 pontos, e tem o melhor ataque do torneio, com 13 gols.