terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Qual destes fatores é o principal para o torcedor se tornar sócio do clube?


Torcida Arsenal x Bayern (Foto: Reuters)Torcida na Europa costuma lotar o Estádio

(Foto: Reuters)


O programa desta terça-feira tem como assunto principal o marketing esportivo. Um dos principais tópicos a ser debatido é o sócio-torcedor. Esta importante fonte de renda para os clubes é tratada com mais importância a cada temporada. Por isso, a enquete do dia traz a seguinte pergunta: Ações de marketing, bons resultados em campo e desconto em ingressos são as opções de resposta.


Cada vez mais é comum ver os clubes, principalmente aqueles que não tem patrocínio, fazendo campanha promovendo o seu programa de sócio-torcedor. São diversas ações convidando a torcida a fazer parte do quadro de sócios, propaganda no lugar do patrocinador master, campanhas em redes sociais e promoção de experiências únicas são exemplos de ativações de marketing.


Quando o Flamengo conquistou a vaga na final da Copa do Brasil depois de pessar pelo Goiás, o número de sócios do clube crescia a uma taxa de, aproximadamente, 2 mil torcedores por dia até a data da final. Este fato mostra como os resultados em campo são importantes para a captação de contribuintes para o clube. Porém, fica a pergunta: será que estes torcedores ficarão no programa se o time começar a ir mal?


O benefício mínimo de um programa de sócio-torcedor é o desconto em ingressos. Os torcedores mais assíduos são os que levam mais vantagem com essa medida. Mas com o decrescente número de pessoas que vão ao estádio não se sabe se apenas pagar metade do preço das entradas pode manter o torcedor como sócio do clube.