quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Reunião do Conselho terá parecer sobre compra de Leandro Damião


Leandro Damião no treino do Santos (Foto: Ivan Storti / Site Oficial do Santos)Leandro Damião no treino do Santos (Foto: Ivan Storti / Site Oficial do Santos)


O parecer do Conselho Fiscal sobre a contratação do atacante Leandro Damião será um dos assuntos na pauta da primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Santos, na próxima terça-feira. O encontro ocorreria na segunda-feira passada, mas foi adiado devido à reunião extraordinária do último dia 12, que discutiu o caso Neymar.


De acordo com a ordem do dia, divulgada nesta quinta-feira, o parecer atende ao artigo 90 do estatuto do clube. Nele, é dito que "qualquer transação, incluindo compra, venda, cessão de direitos, ou qualquer outra, envolvendo atleta profissional de futebol, cujo valor da parte que caiba ao Santos seja superior a 20% das receitas previstas no orçamento, deverá contar com parecer posterior do Conselho Fiscal quanto aos aspectos formais e éticos da transação".


No início do mês, o conselheiro Celso Pires pediu, em requerimento enviado ao presidente do órgão, Paulo Schiff, que a diretoria explicasse a transação de Leandro Damião. Segundo o documento, o empréstimo de R$ 41 milhões, feito pelo fundo Doyen Sports para o Peixe comprar o jogador, pode ter ferido o artigo 89, parágrafo único, do estatuto santista, que limita a 10% da receita orçada o limite de endividamento do clube - a menos que tenha sido contratado "para substituição de financiamentos anteriores e sob condições mais favoráveis".


Leandro Damião é uma das esperanças do Santos para o jogo desta quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), contra o Atlético Sorocaba, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Campeonato Paulista. Após três jogos em branco, o camisa 9 persegue o primeiro gol com a camisa do Peixe.