sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Kleber, ex-Corinthians, Santos e Inter, encerra a carreira de atleta no Figueira


Kleber Figueirense (Foto: Renan Koerich)Kleber se aposenta dos gramados aos 34 anos (Foto: Renan Koerich)


Kleber deu adeus ao futebol. O jogador que se recupera de uma lesão no músculo da coxa direita, esteve no estádio Orlando Scarpelli para se despedir dos companheiros do Figueirense e anunciar a sua aposentadoria. Depois de 16 anos de carreira, o atleta que começou como lateral-esquerdo e atuou também no meio de campo, natural São Paulo, decidiu junto com a família que era o momento de deixar o esporte de alto rendimento.


Nesta sexta-feira, Kleber abraçou e cumprimentou os amigos do Figueirense, o último clube de uma carreira que teve títulos expressivos, inclusive pela seleção brasileira. Sereno com a decisão tomada, o jogador explicou os motivos de ter solicitado a rescisão contratual com o time catarinense depois de ter a lesão constatada. Agora como ex-jogador, o paulista dsse que, no momento que caiu no gramado, durante a partida contra o Sport, percebeu que deveria deixar o Figueira.


Kleber Figueirense (Foto: Renan Koerich)Kleber explicou o motivo da aposentadoria: a lesão que sofreu recentemente (Foto: Renan Koerich)


- Podem ate não acreditar, mas quando eu cai e sofri a lesão, eu sabia que seria uma lesão difícil de curar rapidamente. Ali mesmo eu já tinha tomado a decisão. Só tinha que comunicar a família e depois a diretoria. Eu fiquei sete meses parado, eu sabia que não poderia ter uma contusão ou lesão grave. Essa veio e atrapalhou os meus planos. Vida de jogador é assim. Acho que seria injusto da minha parte ficar quase quatro meses parado só recebendo salários, não vim aqui só pelo salário, pois eu queria voltar a jogar futebol novamente e o Figueirense abriu as portas para mim – falou Kleber.


Nascido em São Paulo, Kleber foi revelado pelo Corinthians, onde permaneceu até 2003 e conquistou dez títulos, entre eles o Paulistão, Brasileirão, Copa do Brasil e Mundial de clubes. Depois, vestiu as cores do Hannover, na Alemanha, e também o Basel, da Suíça. A volta ao Brasil aconteceria no ano de 2005, no Santos, onde ergueria novamente, por duas vezes, o título paulista. Em 2009, o lateral-esquerdo foi para o Rio Grande do Sul e, em 2010, conquistou o inédito título da Libertadores pelo Internacional. Além disso, em 2011, a Recopa Sul-Americana, juntamente com os títulos gaúchos em sequência de 2011 a 2013. Pela Seleção, integrou a equipe que conquistou a Copa das Confederações em 2013, na África do Sul.



Sem espaço no time de Abel Braga, Kleber deixou o Colorado depois de ficar quase sete meses sem jogar. Em 2014, o Figueirense abriu as portas para o jogador atuar no meio de campo e o apresentou no dia 15 de maio. Depois de realizar a intertemporada, durante a pausa para a Copa do Mundo, o jogador fez sua estreia diante do Coritiba, no Couto Pereira. De lá para cá, fez mais quatro jogos – Bragantino, Grêmio, Cruzeiro e Sport - quando teve a lesão com 10 minutos de jogo ao cobrar uma falta na lateral.


- O futuro a Deus pertence. Na minha cabeça já tenho tenho como encerrar a minha careira, isso já foi conversado com a minha família. É uma decisão irrevogável, todo mundo entendeu e foi muito tranquilo – comentou.


Aos 34 anos, o ex-atleta deverá voltar a suas atenções à gestão da sua empresa, que gerencia atletas em São Paulo, a KJ Sports.


*Renan Koerich, sob supervisão de Vitor Vieira de Oliveira


Kleber Figueirense (Foto: Renan Koerich)Kleber se despediu dos companheiros nesta sexta-feira (Foto: Renan Koerich)