terça-feira, 21 de outubro de 2014

Com Lucas Lima em dúvida, Enderson pode ter problema para escalar meio


O técnico Enderson Moreira pode ter problemas para escalar o meio-campo do Santos na partida desta quarta-feira, contra o Fluminense, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Brasileirão. Lucas Lima deixou o clássico contra o Palmeiras com dores na coxa direita - segundo o clube, o atleta apresentou cansaço muscular - e passará por exames nesta terça. O problema é que o time tem poucas opções no setor de criação caso não possa contar com o camisa 20.


- O Lucas tem uma característica que é difícil no futebol: ele joga por dentro com boa intensidade, acelera bem o jogo. Não é uma dificuldade só do Santos, mas do futebol brasileiro. Mas temos boas possibilidades. Não tenho pressa de definir isso. Estamos com um grupo que consegue fazer boas partidas. Quando um tem dificuldade, outro acaba sobressaindo - analisou Enderson.


Santos elenco Enderson Moreira (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Enderson terá de quebrar a cabeça se não tiver Lucas Lima à disposição (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


O meia Serginho, de apenas 19 anos, é o único armador de ofício do Alvinegro, além de Lucas. O jovem, porém, tem sido aproveitado pelo técnico Pepinho Macia na equipe sub-20 do Santos, tanto no Campeonato Paulista como na Copa do Brasil da categoria - por isso, ele pouco tem ido para o banco no profissional. Léo Cittadini, que retornou de empréstimo da Ponte Preta, é outra opção, mas sequer tem sido titular na equipe júnior.


Além de Serginho, Enderson utilizou outros dois jogadores na posição - mas improvisados. Na vitória por 1 a 0 contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileiro, Lucas Lima estava suspenso, e o volante Alan Santos foi o escolhido. Ele, porém, teve função mais defensiva, acompanhando as subidas do lateral-direito Léo Moura. Robinho, na ocasião, também ajudou na armação.


Renato também já foi testado mais avançado. Apesar de volante, ele substituiu Lucas nos últimos dois resultados positivos, contra Botafogo (5 a 0) e Palmeiras (3 a 1). Com a entrada do experiente atleta, porém, o time perde velocidade, já que o meia titular é mais rápido e chega com frequência ao ataque.


Apesar de ainda não ter sido testado na armação, o meia Leandrinho também é uma opção para substituir o camisa 20. O Menino da Vila atuou no setor diversas vezes nas categorias de base.


*Bruno Giufrida colaborou sob supervisão de Lincoln Chaves