terça-feira, 21 de outubro de 2014

Enderson Moreira defende Leandro Damião: "Não podemos abandoná-lo"


Convidado do desta terça-feira, o técnico Enderson Moreira falou sobre a situação de Leandro Damião , hoje reserva na equipe do Santos. Criticado por muitos torcedores e por boa parte da imprensa por conta do seu baixo rendimento no Peixe diante do alto investimento feito em sua contratação, o jogador recebeu algumas chances do treinador e foi titular contra Botafogo (vitória por 3 a 2 na Copa do Brasil), Bahia (vitória por 1 a 0, pelo Brasileirão) e Criciúma (derrota por 3 a 0, pelo Brasileirão).


No entanto, nos últimos dois jogos do Santos (vitórias por 5 a 0 contra o Botafogo e por 3 a 1 diante do Palmeiras), Gabriel foi titular e marcou gols. E ex-centroavante da Seleção nem sequer saiu do banco de reservas. Enderson Moreira, porém, garante que Leandro Damião terá novas chances e nega qualquer pressão da diretoria para escalar o jogador, que custou R$ 42 milhões ao Peixe.


- Tenho total liberdade para as escalações. De maneira nenhuma em algum momento houve imposição (para escalar Leandro Damião). São decisões minhas. Em 13 jogos conosco, o Gabriel também teve dificuldades. Nos dois últimos que conseguiu fazer os gols, mas não vinha em uma fase tão boa. Damião também fez dois ou três gols neste período que estou aqui, então não dava para cravar um ou outro, era posição aberta. Com Damião ganhamos no jogo aéreo, ele fez um gol importante contra o Bahia, que cravou três pontos, assim como Gabriel fez contra Botafogo e Palmeiras. São situações que vamos utilizando de acordo com o que achamos mais interessante, muda a característica da equipe com um ou com outro, em alguns momentos funciona melhor um tipo de formação ou outro - disse Enderson.


Leandro Damião e Gabriel, atacantes do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Leandro Damião comemora gol com Gabriel (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


O técnico do Santos prometeu lutar para Leandro Damião recuperar seu melhor futebol e ainda disse que existe um exagero nas críticas ao jogador.


- Respeito opinião de todos, mas não sei o que Damião fez de tão ruim para as pessoas. É um menino bom, um grande atleta, trabalhador, não chegou à Seleção de graça, não teve o destaque no Inter à toa, foi fruto do trabalho dele. Como qualquer atleta, tem momentos bons e outros de dificuldade, mas não podemos abandoná-lo. Seria muito fácil encostá-lo e falar que não joga mais, o difícil é dar confiança para ele fazer o que pode fazer. Esse é o meu desafio, tenho de tirar o máximo de cada um sempre (...) Aprendi como gestor de pessoas que quem ganha ou perde é a equipe. É um desafio fazer com que todos voltem à sua melhor fase. É fazer com que todos possam fazer grandes jogos - afirmou.


Contratação mais cara da história do Santos, Leandro Damião convive com as críticas desde os seus primeiros jogos pelo clube, no Paulistão. Em 35 jogos, marcou nove gols. Artilheiro do time no ano, o jovem Gabriel, de 18 anos, fez 19 em 46 partidas.