Nesta segunda-feira, o atacante Gabriel foi convocado para a seleção sub-21, que disputa um torneio e faz treinamentos entre os dias 8 e 18 de novembro. Com isso, o jogador seria um desfalque para o Peixe nas partidas contra Corinthians e Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, não entraria em campo no primeiro jogo final da Copa do Brasil, caso o Alvinegro Praiano elimine a Raposa.
Em entrevista ao nesta terça, o técnico do Santos, Enderson Moreira, afirmou que o Peixe ainda não definiu se vai pedir a liberação de Gabriel à CBF. Ao mesmo tempo que gostaria de contar com o atacante, o treinador afirmou que também não pode prejudicar a carreira do jogador dentro da seleção.
- Pensar nesse aspecto, a gente sempre pensa, mas a gente sabe da importância da seleção para o atleta, que está buscando seu espaço, como o Gabriel. Ele também não deveria ser penalizado. São momentos impróprios, essas convocações durante o campeonato. O que deveria acontecer é respeitar a data Fifa, que a gente tem como planejar, como fazer. É evidente que a gente quer contar com todos. A gente precisa, são jogos importantes, decisivos. A gente precisa do maior número de jogadores à disposição - disse Enderson.
Gabriel (Foto: Getty Images)
O técnico afirmou que a sequência de jogos dificulta o treinamento do Santos e, por isso, é importante ter o maior número de jogadores disponíves. Enderson afirmou que, no elenco do Peixe, alguns atletas precisam de dois dias apenas para se recuperarem, sem poder treinar.
- Nós jogamos domingo, contra o Palmeiras, e na segunda eu não consigo ver nenhum atleta que participou do jogo em campo treinando. Na terça, três ou quatro não vão conseguir participar do treinamento, e já é véspera de um jogo importante, contra o Fluminense. Só para ressaltar como é difícil nosso trabalho, porque o atleta infelizmente não consegue ir para campo, para treinar.
Para Enderson Moreira, mesmo com uma boa pré-temporada, os jogadores precisam de uma semana sem partidas para estar bem fisicamente e voltou a pedir que o calendário do Brasil respeite as datas da Fifa.
- A questão da preparação é muito importante. Não adianta dar 60 dias de pré-temporada e esperar que ela possa estar voando em 60 dias. Na reta final, não vejo problema jogo toda quarta e domingo, aí treinamento já não faz sentido nas últimas seis rodadas. Não há tanta necessidade, o atleta consegue. O problema é que tem até 18 jogos seguidos, esse é o problema. Teria de ter uma semana aberta para recuperar, sanar deficiências. A equipe que consegue classificação nas duas competições é penalizada. O clube investe tanto em bons jogadores. Quando são convocados, o clube é lesado. Deixa de botar um que investiu grande valor, que não participe de uma rodada importante - protestou Enderson.
O Santos enfrenta o Fluminense nesta quarta, às 22h (de Brasília), nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. O Peixe está em sétimo, com 45 pontos, cinco a menos que o Atlético-MG, quarto colocado, que ficaria com a última vaga para a Libertadores de 2015.