quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Damião é absolvido por "autopuxão" em partida contra Criciúma


Leandro Damião está livre para jogar pelo Santos na sequência do Campeonato Brasileiro. O atacante foi absolvido na tarde desta quarta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva pelo lance em que puxou sua própria camisa para tentar enganar a arbitragem, durante derrota do Peixe para o Criciúma por 3 a 0, no Heriberto Hulse, no dia 12 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. Após analisarem as imagens, dois dos juízes do caso não entenderam que o atleta tentou enganar a arbitragem e outros dois pediram a condenação. Assim, o jogador foi absolvido pela norma do tribunal que estipula que em caso de igualdade de votos, prevalece a pena mais branda.


– Não fiquei convencido de que houve simulação. Se ele quisesse simular, teria pelo menos caído. Nenhum juiz marca pênalti em puxão de camisa. Absolvo o atleta – disse o relator, Luis Felipe Procópio.


Damião havia sido denunciado pela promotoria do tribunal no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva): “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. Entretanto, o lance não foi relatado na súmula da partida pelo árbitro Péricles Bassols.


Caso fosse condenado, o camisa 9 poderia ser pegar suspensão de uma a seis partidas, de acordo com a legislação desportiva.


Julgamento Damião Santos (Foto: Thiago Pereira)Theotonio Chermont, advogado do Santos, apresenta a defesa de Damião aos juízes (Foto: Thiago Pereira)