Eduardo da Silva comemora gol na partida contra o Figueirense (Foto: Eduardo Valente / Ag. Estado)
Se alterna titularidade com o banco de reservas do Flamengo desde a 13ª rodada, Eduardo da Silva garante a liderança do Artilheiro da Hora do Espião Estatístico como o goleador mais eficiente da competição até a 28ª rodada considerados os que fizeram pelo menos seis gols na competição (40% do líder da artilharia do Brasileirão). Não estão computados os gols e os minutos em campo dos jogos de ontem que abriram a 29ª rodada.
Eduardo da Silva foi titular em oito jogos, principalmente quando o Rubro-Negro foi visitante (cinco vezes) e foi substituído em sete deles (cinco quando era visitante) e entrou como substituto em seis partidas, principalmente quando o Flamengo era mandante (quatro), na média aos 17 minutos do segundo tempo. Entre entradas e saídas, atuou por 702 minutos, tempo suficiente para marcar seis gols (quatro deles de cabeça e quatro no segundo tempo das partidas).
Ao menos teoricamente, bem condicionado fisicamente, demonstra potencial para lutar pela ponta da artilharia da competição. Aparentemente, vai ficar para o ano que vem.
Douglas Coutinho, do Atlético-PR comemora gol no Criciúma (Foto: Agência Getty Images)
Quando o levantamento foi publicado pela última vez, na última rodada do primeiro turno, o líder era Douglas Coutinho, que é dúvida para enfrentar o Flamengo neste domingo, em Curitiba. Só que o atacante do Atlético-PR não faz um gol desde a 14 rodada, apesar de ter disputado nove partidas desde então. Ainda assim, foi titular nos últimos cinco jogos.
Ausente das redes, o atacante do Furacão foi ficando para trás enquanto Marcelo Moreno , Fred , Ricardo Goulart , Henrique e Barcos foram abrindo vantagem.
Vale ressaltar que o desempenho é medido pelo time atual de cada atleta. Cícero, por exemplo, fez dois gols pelo Santos em 570 minutos em campo. Ao invés de um gol a cada 254 minutos, sua marca cairia para um a cada 262 minutos.
Veja no quadro abaixo quantos minutos atuaram, gols marcaram e quanto tempo em média cada um precisou para fazer um gol.
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Bruno Marques, Eduardo Souza, Igor Gonçalves, Leandro Silva, Pedro Lopes, Pedro Venancio, Roberto Teixeira e Valmir Storti.