Uma importante peça na investigação a respeito da emboscada de torcedores do Palmeiras a santistas que aconteceu antes do clássico de domingo, na Rodovia Anchieta, foi desvendada na tarde desta segunda-feira. O motorista do veículo Audi A3, que atropelou um torcedor palmeirense morto no episódio, chama-se André Maceno Apocalipse, 26 anos, integrante da organizada Torcida Jovem do Santos, morador do bairro da Saúde, em São Paulo. A polícia foi ao seu apartamento, mas não encontrou ninguém no local. Agora, espera que ele se apresente à delegacia, ou então ele será considerado foragido (assista ao vídeo).
- Nós já diligenciamos até o apartamento dele e não havia ninguém da família. Conseguimos conversar com moradores do prédio e funcionários e eles confirmaram que realmente quem estava na posse do veículo no domingo pela manhã foi o André. Após identificado, vamos dar um tempo para ver se ele aparece para se explicar, senão vou coletar as provas necessárias e encaminhar ao Poder Judiciário solicitando a prisão temporária dele - afirmou o delegado Luiz Jesus de Castro, do 2º Distrito Policial, em São Bernardo do Campo-SP, responsável pelo caso.
Ônibus com torcedores do Santos foi vítima de emboscada de palmeirenses (Foto: Reprodução SporTV)
Oficialmente, André Maceno não é considerado foragido, porque não tem mandado expedido pela Justiça. O delegado que cuida do caso disse que, antes de identificado, havia dúvida sobre a participação do motorista na emboscada sofrida por santistas e preparada por palmeirenses, mas, diante das informações colhidas, acredita na participação deliberada de André.
- Ele é morador do bairro da Saúde. O Pacaembu era do outro lado. Ele estava aqui na Anchieta no meio do conflito, algo ele tem que explicar. Antes havia a possibilidade nítida de que não (teria sido de propósito o atropelamento), mas agora já há um indício da participação ativa e dolosa dele, porque a partir do momento que descobrimos que ele é integrante da Torcida Jovem do Santos e estava nesse local, qual a razão dele estar ali, naquele horário, no meio de uma confusão pré-estabelecida? Ele vaio ter que esclarecer tudo isso - disse Luiz Jesus de Castro.
- Delegado diz que seis envolvidos em emboscada a santistas estão detidos
- Torcedor morre em emboscada antes do clássico paulista; mais 3 são feridos
A polícia procura os motoristas de outros veículos que estavam envolvidos no ocorrido, como o de um Meriva, do qual saíram disparos contra palmeirenses, bem como outros veículos de integrantes da torcida Mancha Verde.
- Agora já facilitou, porque conseguimos meios probatórios. Além dele (André Maceno), vamos chamar outros condutores e todos eles serão devidamente indiciados - concluiu o delegado do 2º Distrito Policial, em São Bernardo do Campo-SP.
A confusão aconteceu horas antes da vitória do Peixe sobre o Alviverde por 3 a 1 no Pacaembu. Seis torcedores já estão detidos, sendo quatro na carceragem e dois internados sob escolta policial. Ainda há também um suspeito internado em estado grave no Hospital das Clínicas, na capital paulista, investigado se possui participação efetiva no caso. O confronto deixou um palmeirense morto e outros três feridos. A briga interditou a pista central da Rodovia Anchieta no trecho de Planalto, no km 18, sentido São Paulo, entre 12h e 14h.