segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dunga: Neymar tem que mudar para a Europa para alcançar o potencial completo





Neymar deve ficar no Brasil ou apostar a cabeça na Europa? É um debate que continua a persistir em torno do fenômeno de apenas 20 anos do Santos.

Neymar rejeitou pedidos do Real Madrid, Barcelona e Chelsea, insistindo que ele vai acertar com uma dessas equipes no momento certo. Enquanto muitos acreditam que Neymar no Brasileirão Série A será bom para o crescimento do atleta, o ex-técnico da Seleção Brasileira, Dunga, discorda.




"Neymar é um bom jogador, o melhor da América do Sul e Brasil", disse Dunga ao Goal.com. "Jogar na Europa é sempre mais difícil. Eles marcam você mais de perto. Eu acho que um jogador sempre precisa ir à Europa para ter essa experiência e melhorar."

No Santos desde 2009, Neymar já marcou 41 gols para o clube onde Pelé se tornou uma lenda. Com a economia melhorando no Brasil, os jogadores não estão sendo vendidos com tanta freqüência para o exterior. Ainda assim, defendendo que a qualidade na primeira divisão do Brasil é fraca, muitos estão preocupados que o desenvolvimento de Neymar pode ser prejudicado por ficar no país. Dunga acredita que Jogos Olímpicos podem revelar o quão longe o atacante habilidoso chegou.


"Ele tem uma grande oportunidade nos Jogos Olímpicos para confirmar alguns dos que o potencial que ele tem", disse Dunga.


Elogiando jovens jogadores como Neymar, Ganso e Damião Leandro liderando o caminho, Dunga está confiante de que o Brasil vai finalmente ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Em uma conferência de imprensa, o treinador de 48 anos de idade, admitiu que não houve tempo suficiente para se preparar adequadamente para o torneio, mas ele espera que as coisas possam ser diferentes, em Londres.


"No passado, os treinadores tiveram poucos dias para preparar uma equipe. Este ano eu acho que no Brasil mais preparado e os jogadores que eles estão reunidos o melhor em suas equipes individuais", explicou Dunga. "Neymar, Lucas e Damião são jogadores muito importantes. Oscar, também. Eles estão fazendo uma grande coisa, não só no torneio nacional, mas também a Copa Libertadores e até mesmo alguns torneios europeus."


Ele acrescentou: "Eles têm que aproveitar que a Argentina não está lá. Obviamente, o "English Team" será um favorito porque eles estão jogando no seu país. Mas há uma grande oportunidade para o Brasil ganhar uma medalha olímpica."


Dunga também espera que a equipe sénior nacional, possa prosperar na Copa do Mundo de 2014. Ele admitiu que está preocupado com a forma atual da equipe, mas espera que o treinador Mano Menezes mude as coisas.


"Eu acho que o Brasil tem uma grande oportunidade. Logicamente, eles não estão indo tão bem agora, mas eles têm jogadores e de qualidade", disse Dunga Goal.com "Eles têm uma chance muito boa. O Brasil tem grandes jogadores, eles só precisam para trabalhar. "


Dunga está desempregado como treinador desde sua demissão pela CBF após a saída do Brasil da Copa do Mundo de 2010 nas quartas de final, perdendo 2-1 para a eventual vice-campeão, a Holanda. Enquanto ele foi criticado por seu estilo defensivo do treinador, o Brasil venceu a Copa América 2007 e 2009 a Copa das Confederações.


Dunga diz que ele está desfrutando seu país, mas admite que está pronto para voltar a ser treinador quando a oportunidade certa aparecer.


"Eu estou no Brasil, eu sou calmo, de descanso. Quando eu chegar uma boa oferta que combina comigo, eu vou ouvir", disse ele. "Para mim, treinar todo o mundo não é problema. Eu amo o futebol e para mim trabalhar no futebol é divertido."