Há 33 anos, a primeira geração de Meninos da Vila dava ao Santos FC seu 14º título Paulista. Na decisão, o Peixe levou a melhor sobre o São Paulo por ter vantagem pela melhor campanha na competição. Na primeira partida (20/06), vitória santista por 2 a 1. No segundo jogo (24/06), empate de 1 a 1. No terceiro e decisivo confronto (28/06), o Alvinegro Praiano perdeu por 2 a 0 no tempo normal, mas o empate de 0 a 0 na prorrogação deu o título ao time da Baixada Santista.
Na terceira partida, o Santos FC entrou com a seguinte formação: Flávio; Nelson, Antônio Carlos, Neto (Fernando) e Gilberto Sorriso; Zé Carlos e Toninho Vieira; Nilton Batata, Juary, Pita (Rubens Feijão) e Claudinho. Técnico: Chico Formiga.
Campanha
Apesar de ter sido decidido em 1979, o estadual se referia ao ano de 1978. Em um longo campeonato, que começou em 1978 e terminou em 1979, foram 61 jogos do Santos FC, com 23 vitórias, 18 empates e 20 derrotas. O Peixe marcou 84 gols e sofreu 63. Juary foi artilheiro do certame com 29 gols. João Paulo, o Papinha, foi o vice- artilheiro da campanha santista com 15 gols.
Meninos da Vila
A presença de jovens jogadores no quadro santista esteve nos primórdios da história. De Arnaldo Silveira e Adolfo Millon Jr a Pelé e Coutinho, entre muitos outros. Mas foi nessa geração de 1978 que surgiu a alcunha "Meninos da Vila", batizada pela expressão do treinador Chico Formiga, que se referia aos seus jogadores como meninos.
O futebol alegre e envolvente, somado ao estilo musical da época, rendeu outra alcunha ao grupo: o time discoteca.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao