Pelé defendeu Neymar das críticas, mas pediu para
o jogador jogar mais (Foto: Guilherme Dionízio / AE)
A admiração de Pelé por Neymar não é novidade. Não à toa, o Rei do Futebol considera o santista "mais completo" que o atual melhor do mundo, Lionel Messi. E nem mesmo o momento menos brilhante vivido pelo camisa 11 do Santos a partir do primeiro jogo das quartas de final da Taça Libertadores da América, contra o Vélez Sarsfield-ARG, preocupa o Atleta do Século.
Os números do santista em 2012 chamam atenção. Em 29 partidas pelo Peixe, foram 29 gols - 20 deles no Campeonato Paulista, oito na Libertadores e um no Brasileiro. O rendimento, porém, caiu muito recentemente.
Na visão do ex-jogador - que participou de um evento em São Paulo nesta quarta - as dificuldades que o atacante vem encontrando diante das marcações rivais são normais, uma vez que Neymar já é um jogador reconhecido e, portanto, mais visado. Pelé também pediu cautela aos críticos que vêm pegando no pé do camisa 11 do Peixe, alertando que o alvinegro não deixou de ser um grande jogador de uma hora para outra.
– É normal o que tem acontecido com o Neymar. Jogador que não é conhecido tem mais liberdade para atuar. Além disso, o fato de perder ou ganhar (jogos) faz diferença. O Neymar não foi bem em alguns jogos e já esqueceram que ele é um grande jogador. Claro que ele precisa ter algumas experiências, e no Brasil não temos ninguém para comparar a ele – ponderou.
É normal o que tem acontecido com o Neymar. Jogador que não é conhecido tem mais liberdade"
Pelé
Pelé também fez coro ao discurso defendido pelo próprio Neymar, e concordou que o jogador não está cansado pela sequência de partidas envolvendo o Santos e a seleção brasileira. A fadiga fora destacada pelo técnico Muricy Ramalho e até mesmo pelo presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro - que chegou a contestar a convocação do atacante para a série de amistosos com a Seleção nos Estados Unidos.
– Não acho isso (que Neymar está cansado). Ele mesmo disse isso. Neymar tem 20 anos e não fica cansado nem jogando todo dia. Nessa idade, ele não pode se cansar. O que aconteceu (eliminação do Santos na Libertadores) é normal, mas fica todo mundo procurando culpado – considerou.
Por fim, Pelé deixou ainda um conselho para que o santista possa aprimorar seu futebol.
– Neymar só precisa jogar quando é mais visado. Só falta isso.
Clique e veja mais vídeos do Santos