No dia 30 de junho de 1952, estreava no time profissional do Santos FC José Ely de Miranda, o ainda jovem Zito, com apenas 19 anos. A partida de estreia foi um amistoso na Vila Belmiro contra o Madureira, vitória de 3 a 1, com gols de Hugo, Nicácio e Tite. O Santos FC entrou com: Manga; Hélvio e Pascoal; Nenê, Formiga e Zito; Tite, Antoninho, Nicácio, Alemão e Hugo. O técnico era Aimoré Moreira.
Contratado junto ao Taubaté, esse roseirense se tornou uma das peças fundamentais na história do Santos FC. Médio volante que dosava muita raça e técnica, líder e capitão da geração de ouro, Zito fez 727 jogos com a camisa do Santos (3º que mais atuou - veja lista completa), marcando 57 gols.
Encerrou sua vitoriosa carreira em um amistoso contra uma seleção de Fortaleza no dia 07 de novembro de 1967, tendo marcado um tento na vitória de 5 a 0.
Confira a ficha técnica completa de Zito
Seleção Brasileira
Zito também foi figura importante para a Seleção Brasileira nas Copas de 1958 e 1962, quando foi bicampeão Mundial. Em 1966, se contundiu, não chegando a atuar.
Fez 50 jogos pelo escrete canarinho (5º santista que mais atuou - veja lista completa), marcando 3 gols. Um deles saiu na final contra a Tchecoslováquia, o importante gol da virada.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao