quinta-feira, 28 de junho de 2012

Santos desiste de pedir adiamento, mas ainda luta para liberar atletas




O Santos desistiu de pedir à CBF o adiamento de algumas das partidas do Campeonato Brasileiro nas quais o Peixe corria o risco de ter os desfalques de Neymar , Paulo Henrique Ganso e Rafael, em virtude das Olimpíadas de Londres. No entanto, o clube não descarta solicitar à entidade a liberação do trio para os jogos que ocorrerão durante a semana de preparação da seleção brasileira para as disputas em solo britânico - contra Grêmio (casa), Internacional (fora) e Botafogo (casa).


De acordo com o superintendente de futebol do Santos, Felipe Faro, a ideia ainda está sob estudo, até porque os nomes convocados para as Olimpíadas sequer foram oficializados. A lista de Mano Menezes será divulgada no próximo dia 6. Dois dias depois, os jogadores chamados pelo treinador se apresentarão para a semana de treinos no País - período esse no qual o Peixe espera poder contar com os atletas nos jogos do Brasileirão. O embarque para Londres está previsto para o dia 16.


- Isso (liberação dos jogadores para as partidas pré-Londres) está em estudo. Se for algo que não atrapalhar a preparação da Seleção, a gente pode vir a pedir. Mas a Seleção será a prioridade. Claro que nós gostaríamos de contar com os jogadores (Neymar, Ganso e Rafael), mas temos primeiro que conversar com a CBF. Antes de tudo, é preciso oficializar a convocação deles. Depois, vemos o que será feito - explicou o dirigente.


montagem Rafael Neymar Ganso Santos (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Diretoria santista tentará a liberação de Rafael, Neymar e Ganso (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


A primeira ideia santista era solicitar o adiamento de sete dos nove jogos do Brasileirão em que o clube poderá ficar sem o trio - além das três partidas da fase preparatória, o Santos ainda terá outros seis confrontos simultâneos às Olimpíadas (Vasco, Atlético-MG, Ponte Preta, Náutico, Cruzeiro e Atlético-GO). No entanto, após conversa com o presidente da CBF, José Maria Marin, e reunião na quarta-feira, a cúpula alvinegra desistiu do pedido, entendendo que os adiamentos poderiam afetar o calendário da competição.


A preocupação tem sua razão de existir. Focado na fase final da Taça Libertadores da América, o Santos "abriu mão" do início do Brasileirão e após seis rodadas, só foi a campo com força máxima uma vez - no último domingo, contra o Coritiba, quatro dias após o Peixe ser eliminado do torneio continental. Com quatro empates e duas derrotas, o Alvinegro Praiano é somente o 18º colocado, com quatro pontos, e figura na zona de rebaixamento do campeonato.


O Santos volta a campo domingo, às 16 horas, contra a Portuguesa, no Canindé, pela sétima rodada do Brasileirão. Caso a CBF não libere os santistas que venham a ser convocados para os jogos ante Grêmio, Inter e Botafogo, o duelo pode ser o último de Neymar, Ganso e Rafael pelo Peixe antes das Olimpíadas.


Clique e assista a vídeos do Santos