quinta-feira, 10 de abril de 2014

Recordista de roubadas de bola em 2013, Alison volta ao Peixe pela virada


Alison Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)O pitbull voltou! Alison deve ser a novidade de Oswaldo na final do Paulistão (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)


Oswaldo de Oliveira não gostou do desempenho do Santos no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista e, como já havia anunciado, vai mexer no time que reencontra o Ituano no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu, em duelo pelo título. Quem se deu bem com a mudança é o Alison, que no treino de quarta-feira foi escalado no lugar de Gabigol. Com o marcador em campo, o técnico do Peixe espera que a equipe recupere o meio-campo perdido no primeiro embate entre os dois clubes.


A aposta em Alison se justifica. Depois de ser efetivado no time profissional por Claudinei Oliveira ainda em 2013, o jovem de 21 anos acabou se transformando no responsável por fazer o "serviço sujo" no meio-campo alvinegro. O resultado não poderia ter sido melhor: no Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o Santos fez sua melhor campanha no torneio desde o vice-campeonato de 2007 (ficou em sétimo lugar), o volante foi o recordista de roubadas de bola do elenco. Nos 26 jogos em que esteve em campo, bateu a carteira dos adversários 65 vezes.


Em 2014, Alison disputou apenas cinco jogos. Incômodos na região do púbis e na coxa esquerda o tiraram de combate por pouco mais de dois meses no início da temporada. Com ele fora, Oswaldo de Oliveira optou por escalar Arouca e Alan Santos como titulares até a 11ª rodada do Paulistão. Depois, o treinador adotou um esquema mais ofensivo e recuou Cícero para a função de segundo homem de meio-campo.


Contra o Ituano, Alison deverá dividir com Arouca a tarefa de destruir as jogadas ofensivas do time que, com Josa, Paulinho, Jackson Caucaia e Cristian, dominou a primeira partida da final do estadual.


– O professor treinou com o Alison, mas em nenhum momento falou que será definitiva essa alteração. Vamos ver durante a semana se vai ser isso mesmo ou se vai alterar. O coletivo do Santos não foi legal na primeira partida. Sabemos que a postura tem de ser diferente - comentou Arouca.


Oswaldo abre mão de 'quinteto mágico' após oito rodadas


Caso confirme Alison na vaga de Gabigol, Oswaldo de Oliveira abrirá mão do esquema com cinco jogadores mais ofensivos pela segunda vez desde que resolveu abrir o time. Antes disso, ele só tinha reforçado o meio-campo no clássico contra o Palmeiras, na 15ª rodada do Paulistão - na oportunidade, com cinco reservas em campo, o Peixe venceu por 2 a 1.


Isso porém, não deverá ser problema. Com Cícero como segundo homem de meio campo, o Alvinegro Praiano disputou sete jogos no estadual e colecionou cinco vitórias (Bragantino, Mogi Mirim, Oeste, Ponte Preta e Penapolense), um empate (Rio Claro) e uma derrota - o único revés foi exatamente contra o Ituano, no último domingo.