domingo, 17 de agosto de 2014

Por vitória fora de casa, Peixe aposta em "Veteranos da Vila" no Mineirão


Robinho Leandro Damião e Edu Dracena Santos (Foto: Reprodução / Instagram)Robinho, Damião e Dracena: Santos "veterano" pega o Cruzeiro (Foto: Reprodução / Instagram)


Após a vitória por 2 a 0 sobre o Londrina, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil, o técnico Oswaldo de Oliveira constatou que enquanto a maioria dos jovens do elenco do Santos costuma ir bem nos jogos na Vila Belmiro, o mesmo não acontece longe da Baixada. Até por isso, contra o Cruzeiro, neste domingo, às 16h, no Mineirão, a equipe terá sua maior média de idade neste Campeonato Brasileiro: 27,3 anos. Tudo para superar o rival, invicto em Belo Horizonte.


Dos 11 titulares, três já estão na casa dos 30 (o goleiro Aranha e o zagueiro Edu Dracena, ambos com 33, e o atacante Robinho, 30). É a primeira vez que o Santos terá tantos "trintões" atuando desde o início de um jogo em 2014. Os mais jovens são o zagueiro Bruno Uvini e o volante Alan Santos, com 23 anos cada, que substituem Jubal (20) e Alison (21, suspenso).


A experiência do time não se limita à idade. Oito dos 11 titulares têm ao menos um ano de "casa". Os "veteranos" são o zagueiro Edu Dracena e o volante Alan Santos, que chegaram ao Alvinegro em 2009 - além, claro, de Robinho, revelado no Santos e que já tinha feito quatro temporadas no clube (entre 2002 e parte de 2005 e o primeiro semestre de 2010) antes de voltar à Vila Belmiro.



- Eu vejo que por você ser experiente, a maioria dos jogadores te conhece, sabe como você joga e isso impõe respeito no adversário. É algo que se consegue com o tempo. Mas já fui garoto, sei como é O jogador, quando tem personalidade, qualidade, entra e dá conta do recado, não importa a idade - comentou Edu Dracena, que volta a ser titular após se tratar de uma lesão no joelho esquerdo, que o tirou de atividade por sete meses.


O Santos encara o Cruzeiro com Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Bruno Uvini e Eugenio Mena; Alan Santos, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Leandro Damião e Robinho. O Peixe iniciou a rodada na nona posição, com 20 pontos.