Montillo e Neymar são as armas do Peixe fora de
casa (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)
O Santos versão 2013 traz o conhecido talento de Neymar aliado aos bons reforços de Cícero e Renê Júnior, contratações que já demonstram resultado, além de Montillo, cara nova mais badalada do elenco. No início do ano, a combinação tem dado resultado: o time é o líder isolado do Campeonato Paulista, com seis pontos, e 100% de aproveitamento na temporada.
Para seguir desta maneira, o Peixe encara o Bragantino, neste domingo, às 19h30m, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, onde não vence desde 2007.
Forte atuando em casa, o Bragantino fez dois jogos contra o Santos no estádio desde a última derrota: empatou por 2 a 2, no Paulistão de 2009, e venceu por 2 a 1, no estadual de 2011. Agora, justamente no local, a equipe do interior busca a primeira vitória na competição, na qual soma dois pontos com dois empates.
Mesmo contestado pelas recentes más atuações, além da forma física fora do ideal, o centroavante André está mantido no ataque do Santos, ao lado de Neymar. Ainda não será desta vez que o técnico Muricy Ramalho dará uma chance ao argentino Miralles.
O árbitro Raphael Claus será o árbitro da partida, auxiliado por Mauro de Freitas e Renata de Brito. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real e o Sportv transmite o jogo ao vivo.
Bragantino: o técnico Mazola Júnior promete um estilo de jogo especial para conter Neymar. Mazola costuma escalar o Braga no 3-5-2, mas não descarta o 4-4-2. A dúvida é quem entra no lugar de André Astorga, zagueiro expulso no duelo contra o Linense. O substituto pode ser o lateral-direito Diego Macedo, que teve sua situação regularizada e entra no lugar de Geandro. O Massa Bruta deve ir a campo com: Rafael Defendi, Diego Macedo, Kadu, Carlinhos e Léo Jaime; Serginho, Geandro, Thiago Santos e Malaquias; Barboza e Lincom.
Santos: sem novidades. Assim o técnico Muricy Ramalho confirmou a equipe que enfrentará o Braga neste domingo. O time que venceu os três jogos da temporada (dois do Paulistão e um amistoso) será o mesmo, no 4-4-2 com losango no meio de campo. A formação será: Rafael; Bruno Peres, Neto, Durval e Guilherme Santos: Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo; Neymar e André.
Bragantino: o zagueiro André Astorga é o único desfalque. Astorga foi expulso após uma entrada sem bola em Daniel Lovinho no empate contra o Linense. Sem o zagueiro, Mazola Júnior pode, inclusive, mudar o esquema de jogo, passando para o 4-4-2.
Santos: Marcos Assunção (realiza reforço muscular), Léo (em recuperação de uma lesão no joelho direito, corrigida por uma artroscopia) e Edu Dracena (em fase final de reabilitação, após romper o ligamento cruzado do joelho esquerdo).
Bragantino: Lincom foi pouco acessado no jogo contra o Palmeiras, mas durante a partida contra Linense fez um grande trabalho segurando os dois zagueiros adversários. Ainda marcou o dele e deve ser peça chave nas bolas paradas e jogadas de ligação direta.
Santos: Neymar. Craque do Peixe começou a temporada voando. Líder em resistência do elenco, jogador soma quatro gols em três partidas. Novamente usando cabelo loiro, visual adotado nas férias, o atacante é a principal arma santista.
Mazola Júnior, técnico do Bragantino: “Vamos montar um time compacto, marcar forte e ter ambição. Não acredito em marcação individual no Neymar. Se você coloca um jogador em cima dele, você acaba sobrecarregando o marcador. Haverá uma marcação especial, mas por zona”.
Muricy Ramalho, técnico do Santos: “O time tem peças que se encaixaram, mas fisicamente ainda não está bem e ainda vai melhorar mais. É natural que eles entrem em forma jogando”.
* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia
* Santos e Bragantino fizeram uma das semifinais do Paulistão 2007. Há seis anos, o Peixe teve enorme dificuldade para eliminar o Braga. As duas equipes empataram duas vezes sem gols, no Pacaembu e no Morumbi, e o Santos avançou graças ao seu melhor desempenho na primeira fase da competição. Vale lembrar que o Bragantino colocou uma bola na trave nos últimos minutos do confronto decisivo.
* A maior goleada registrada nos jogos entre Santos e Bragantino aconteceu no Campeonato Paulista de 1966. No dia 5 de outubro, o Peixe venceu por 6 a 2. Este foi o primeiro confronto entre as duas equipes pelo Paulistão.
* No dia 12 de outubro de 1995, Santos e Bragantino realizaram uma partida espetacular na Vila Belmiro, válida pelo Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, as duas equipes empataram por 4 a 4.
* Desde que retornou à elite do futebol paulista em 2006, o Bragantino conseguiu apenas duas vitórias sobre um dos quatro grandes de São Paulo, derrotando o São Paulo em 2010, por 1 a 0, e o Santos, por 2 a 1, em 2011.
No dia 25 de março de 2012, o Santos venceu o Bragantino, por 2 a 0, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista, com gols de Alan Kardec e Borges. Além da dupla, jogadores como Bruno Rodrigo, Juan, Henrique e Paulo Henrique Ganso eram titulares do time e já não estão mais no elenco do Alvinegro.