terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Muricy tem 'dor de cabeça boa' no Santos, mas precisa administrar elenco


Fellipe Lucena e Marcio Porto - 29/01/2013 - 08:00 Santos (SP)


Muricy Ramalho - Santos (Foto: Ivan Storti)


A disputa entre André e Miralles não é a única que Muricy terá de administrar neste começo de temporada. Com a chegada de sete reforços, o técnico tem um leque de opções, mas ao mesmo tempo um forte cenário de disputa por vaga.


A famosa “dor de cabeça boa” é positiva, principalmente porque o treinador encerrou a temporada passada se queixando da escassez de peças. Mas a competitividade também já atrapalhou os planos do técnico num passado nada distante.


Em 2012 mesmo, brigas por posições contribuíram para o enfraquecimento do elenco. O atacante Borges pediu para ser negociado com o Cruzeiro após esquentar o banco para Alan Kardec. Antes dele, o meia Ibson já tinha se transferido para o Flamengo. Ele disputava posição com Elano, ídolo da torcida.


Por mais que o jogador deixasse latente sua vontade de retornar ao Rubro-Negro, seu clube do coração, ele também considerava injusto iniciar a briga em desvantagem pelo status que Elano ostentava no clube. Muricy Ramalho, porém, sempre frisa que isso não pesa em suas decisões, mas sabe que ego de jogador é determinante no futebol.


Agora, há brigas diretas em quase todas posições e a disputa se acirrará em breve, com os retornos dos medalhões Edu Dracena, capitão do time, Léo, o “presidente”, e o experiente Marcos Assunção.


Domingo, após o empate com o Bragantino, Muricy lamentou ainda não poder contar com o volante, especialista em bolas paradas.


Neste quadro, apenas Rafael, Arouca e Neymar pintam como absolutos. Com os outros, Muricy terá de administrar a paciência para evitar uma “dor de cabeça ruim”.


As principais disputas no elenco


Bruno Peres x Galhardo

Após quase deixar o clube, Bruno foi titular nos três primeiros jogos do Paulistão, mas Galhardo deixou ótima impressão no amistoso contra o Barueri.


Dracena x Neto – Durval

O capitão vai retornar em breve, a princípio, na vaga de Neto. Mas o reforço tem se saído bem e também pode atuar pelo lado esquerdo.


Guilherme Santos x Léo

Guilherme foi titular nos quatro jogos do ano, mas não convenceu. Léo pode voltar em breve de lesão, mas terá de fazer rodízio pela sua condição física.


Renê Júnior x Adriano

Renê foi o reforço que mais se destacou até o momento e Adriano tem tudo para deixar o clube. Mas há quem defenda a renovação e utilização de Pagode.


Cícero x Marcos Assunção

Disputa seria se Muricy quiser manter o esquema. Assunção já não fica na marcação e o técnico o quer no time, mas Cícero já marcou dois gols.


Montillo x Felipe Anderson

Argentino veio para ser titular absoluto, mas o jovem terminou o ano passado bem e interessando a clubes europeus, o que é importante para o Santos.


André x Miralles

Enquanto um atravessa jejum, o outro só se destaca. Mas Muricy ainda banca André, que é cria do clube. Torcida cobra. Não se sabe até quando...