segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Em 1958, Pelé surgia como o jogador mais jovem a marcar em um Mundial


A 500 dias da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, os gols que fizeram a história da principal competição de futebol do planeta ressurgem cada vez mais vivos, e com personagens marcantes. Um deles não se transformou apenas no principal jogador do país, mas no eterno camisa 10 da Seleção Brasileira e do Santos, e único a ganhar o prêmio de Atleta do Século: Pelé .


O ex-jogador começou a marcar seu nome no cenário internacional com apenas 17 anos de idade. Ainda reserva no time de Vicente Feola, entrou em campo apenas no terceiro jogo da Copa do Mundo de 1958, diante da União Soviética. E não saiu mais. Foram quatro jogos e seis gols, ficando com a vice-artilharia e ainda a Bola de Prata de segundo melhor jogador da competição. O primeiro gol em Copas do Mundo levou o Brasil às semifinais.


Após ficar com a vaga de Mazzola, Pelé passou em branco em seu primeiro jogo pelo Mundial, mas logo depois, nas quartas de final, contra o País de Gales, fez o gol da vitória por 1 a 0. Dentro da área, ele recebeu um passe por cima, dominou no peito, e com apenas um toque, sem deixar a bola cair no chão, saiu da marcação, para com mais um toque marcar o gol do Brasil. É até hoje o mais jovem jogador a marcar um gol em Copa do Mundo.


pele vava 1958 (Foto: AFP)Com a bola no fundo da rede, Pele e Vavá comemora gol do Brasil na Copa do Mundo de 1958 (Foto: AFP)


Na semifinal, mais um show. O eterno Rei do Futebol marcou três gols contra a França na goleada por 5 a 2. E por fim, já na decisão, mais um gol, agora contra a dona da casa Suécia, novamente em vitória por 5 a 2, que deu o primeiro título mundial à Seleção Brasileira.


Tricampeão do mundo com o Brasil, Pelé participou de quatro Mundiais e marcou 12 gols ao longo dessas edições. Além dos seis gols em 58, marcou uma vez em 62 a outra em 66, e mais quatro vezes em 70. Pelé é hoje o embaixador honorário da Copa do Mundo de 2014.