Robinho completa 29 anos (Foto: Reprodução)
Robinho comemora 29 anos de idade nesta sexta-feira e teve a data lembrada pelo clube pelo qual surgiu para o futebol - e que ainda sonha com seu retorno: o Santos. Pelo site oficial, o Alvinegro Praiano divulgou uma nota recordando os feitos do jogador com a camisa do Peixe, que defendeu de 2002 a 2005 e no primeiro semestre de 2010.
Nascido em São Vicente e revelado na Vila Belmiro, Robinho estreou pelo Santos em 24 de março de 2002, na vitória por 2 a 0 sobre o Guarani, pelo Torneio Rio-São Paulo, em casa. O atacante entrou no lugar de Robert (autor dos dois gols do Peixe). Foi também a primeira vez que o Rei das Pedaladas atuou, no time profissional, ao lado do amigo Diego.
Aquela foi a primeira das 213 partidas nas quais Robinho defendeu o Santos na carreira. O jogo mais marcante foi o segundo da final do Brasileirão de 2002, contra o Corinthians, quando deu as famosas "pedaladas" para cima de Rogério, do Timão. Na jogada, o atacante sofreu pênalti que ele próprio converteu para marcar o primeiro gol do Peixe na decisão - o Alvinegro venceu por 3 a 2 e foi campeão.
Robinho despediu-se do Santos pela primeira vez em 2005, após a vitória por 3 a 2 sobre o Paysandu, em Belém (PA), pelo Brasileirão daquele ano. O retorno ocorreu em fevereiro de 2010, no Paulistão, acompanhado de outro triunfo - agora por 2 a 1, no clássico diante do São Paulo, em Barueri. Na ocasião, inclusive, o atacante marcou um golaço, de letra. Já a última partida do jogador pelo Alvinegro foi o segundo jogo da final da Copa do Brasil de 2010, contra o Vitória, em Salvador (BA) - o time praiano perdeu por 2 a 1, mas ficou com o título.
Com a camisa santista, Robinho conquistou quatro títulos (Brasileiros de 2002 e 2004, Paulistão de 2010 e Copa do Brasil, também de 2010). O atacante é o "sonho de consumo" da diretoria alvinegra, que desde meados do segundo semestre do ano passado tenta a contratação do jogador, hoje no Milan, da Itália. O Rei das Pedaladas, aliás, esteve perto de voltar à Vila Belmiro para 2013, mas a dificuldade em acertar salários com o atleta, além da pedida do clube italiano (que exigia cerca de R$ 27 milhões para liberar o ídolo), impediram o acerto.
O Santos, porém, não fecha as portas para a volta de Robinho e cogita voltar a carga pelo atleta já no meio deste ano. Logo depois de o Milan encerrar as negociações com o Santos, o vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues, admitiu que o atacante será "sempre bem vindo" na Vila Belmiro.
- O Robinho é o sonho da torcida e de todo mundo. Mantemos uma relação amistosa com o Milan e o atleta. As conversas são permanentes, independem de qualquer negociação. Se houver uma mudança de valores, as conversas (negociações) continuam. Mas, neste momento, é uma operação muito difícil, quase impossível. De qualquer forma, Robinho é sempre bem-vindo no Santos, a qualquer momento - disse.