quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Diante do Botafogo-SP, 'novo' Santos faz seu primeiro jogo na Vila este ano


Vila Belmiro e reformas atrás de um dos gols (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Vila Belmiro volta a receber jogos do Peixe nesta

quarta (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)


Os santistas da Capital e do ABC tiveram suas chances no amistoso contra o Grêmio Barueri e no embate frente ao São Bernardo. Agora é a vez do torcedor da Baixada ter a oportunidade de ver pela primeira vez o Peixe versão 2013 de perto, nesta quarta-feira, em confronto diante do Botafogo-SP, às 19h30m, na estreia da equipe nesta temporada na Vila Belmiro, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Paulista.


Comandado por Neymar, o Alvinegro tentará manter o bom rendimento, após a vitória por 3 a 1 sobre o São Bernardo, no último sábado, fora de casa. Montillo, Neto, Guilherme Santos, Renê Júnior e Cícero, titulares, debutarão no estádio como donos da casa. Além disso tudo, será o primeiro jogo no palco santista após a polêmica envolvendo a construção do muro - derrubado por vândalos - atrás do gol localizado próximo ao placar eletrônico. Nesta partida, os torcedores ainda poderão assistir ao jogo no alambrado da geral.


O Botafogo-SP, por sua vez, está aliviado pela estreia vitoriosa no estadual, o que diminui a obrigação de somar pontos na Baixada Santista. Com o objetivo de terminar a primeira fase no G-8 e brigar por uma vaga na Série D do Brasileiro, o foco do time de Ribeirão Preto é vencer as equipes do interior. Para o técnico Marcelo Veiga, o Peixe tem a obrigação de vencer a partida. O comandante quebra a cabeça para armar um esquema capaz de segurar o ímpeto de Neymar.



– Eu fiz um esquema para marcá-lo (em 2011). Espero que dê certo na Vila. A gente sabe que não pode perder jogador. O Neymar é danado. Ele faz tirar o cara fora do campo. Se a gente estiver focado, fechadinho, acho que eles vão passar apertado lá – disse Veiga, que perdeu o último confronto com o Peixe, por 2 a 0, na Vila, com gols de Kardec e Borges.


Controlar os ânimos dos dois lados e impedir a violência será a missão do árbitro Marcelo Prieto Alfieri, auxiliado por Giulliano Colisse e Fabio Baesteiro. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, a partir das 19h, e o canal PFC transmite a partida, por meio do sistema pay-per-view.


header as escalações 2


Santos: o técnico Muricy Ramalho fechou aproximadamente 25 minutos da atividade desta última terça-feira à tarde no CT Rei Pelé. A única dúvida na equipe é a entrada do argentino Miralles, que saiu do banco e marcou contra o São Bernardo, no lugar de André, criticado pela má forma física. Se mantiver a escalação da estreia, o Peixe vai a campo no 4-4-2 com losango no meio, na seguinte formação: Rafael; Bruno Peres, Neto, Durval e Guilherme Santos; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo; Neymar e André (Miralles).


Botafogo: o técnico Marcelo Veiga deve definir a equipe titular minutos antes da partida, já que existe a esperança de o zagueiro Cris ter seu nome divulgado no BID da CBF. Caso não dê tempo, Léo Alemão deve ocupar a vaga. A provável equipe do Botafogo que enfrenta o Santos no esquema 3-5-2 tem: Rafael Santos; Henrique Mattos, César Gaúcho e Alemão (Cris); Daniel Borges, Gilmak, Zé Antônio, Douglas Packer e Giovanni; Nunes e Francis.


quem esta fora (Foto: arte esporte)


Santos: não há nenhum novo desfalque em relação ao time que venceu o São Bernardo por 3 a 1, no último sábado, pela estreia do Paulistão. Marcos Assunção (realiza reforço muscular), Léo (em recuperação de uma lesão no joelho direito, corrigida por uma artroscopia) e Edu Dracena (em fase final de reabilitação, após romper o ligamento cruzado do joelho esquerdo).


Botafogo: diante do Peixe, Veiga terá desfalques importantes. Rafael Caldeira, Crystian e Dimba, atletas que foram emprestados pelo Santos, não poderão atuar. Igor, expulso contra o Oeste, cumpre suspensão. Quatro jogadores estão fora por lesão: o zagueiro Luís Henrique, o volante Júlio César e os atacantes Naoh e Otacílio Neto. O zagueiro Cris, que atuou no Irã em 2012, ainda não foi inscrito pelo clube e aguarda a documentação da Federação Iraniana para ser liberado para a partida.


header fique de olho 2


Santos: Neymar. Craque do Peixe já fez três gols em dois jogos neste ano. No amistoso de exibição contra o Grêmio Barueri, com goleada por 4 a 0, ele deixou a sua marca. Depois, na vitória por 3 a 1 contra o São Bernardo, no último sábado, teve atuação de gala com dois gols, bola na trave e ainda causou a expulsão de Dudu.


Botafogo: Zé Antônio. Principal destaque do Botafogo na estreia do Paulistão, o volante, que só ganhou uma vaga na equipe titular porque a documentação do zagueiro Cris não chegou a tempo, merece uma atenção especial por parte do Peixe. Além de ajudar na marcação, ele participa das jogadas ofensivas. Contra o Oeste, Zé Antônio participou do primeiro gol, e fez o segundo, de cabeça.


header o que eles disseram


Muricy Ramalho, técnico do Santos: O time se mexeu bem (contra o São Bernardo), mas é preciso que os jogadores que vêm de trás infiltrem um pouco mais. Isso vai de entrosamento. Temos que dar um pouco de tempo para esse grupo”.


Zé Antônio, volante do Botafogo: “O Neymar é um dos melhores jogadores do mundo e, sem dúvida nenhuma, o melhor do Brasil. Temos de marcá-lo, se possível, porque é difícil. Sabemos que ele pode desequilibrar a partida, mas temos de jogar também. Ninguém ganha jogo só marcando. E não adianta nos preocuparmos só com o Neymar”.


header números e curiosidades (Foto: arte esporte)


* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia


* Diante do Botafogo, o Santos atua pela primeira vez na Vila Belmiro em 2013. Ano passado, o Peixe disputou 27 jogos na Vila com 17 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas (0 a 1 Corinthians na Libertadores e 1 a 3 Bahia no Brasileiro). Foram 58 gols marcados e apenas 19 sofridos. No estádio, o time não perde desde o dia 29 de agosto, quando foi derrotado pelo Bahia. Nas últimas oito partidas que fez no local, o Santos ganhou quatro e empatou quatro.


* A maior vitória da história do confronto entre Santos e Botafogo aconteceu no Campeonato Paulista de 1964. No dia 21 de novembro, o Peixe venceu por 11x0 na Vila Belmiro, com oito gols de Pelé, que tornou-se o recordista de gols em uma mesma partida em Campeonatos Paulistas. Pepe, Coutinho e Toninho Guerreiro marcaram os outros gols.


* Fundado em 1918, o Botafogo já viveu momentos de glória dentro do Campeonato Paulista. Em 1977, o Botinha sagrou-se campeão do primeiro turno em uma final com o São Paulo no Morumbi. Na época, o Botafogo era comandado por Sócrates, que começava a destacar-se no futebol brasileiro. Além de Sócrates, outros jogadores de destaque participavam daquela equipe, como o volante Lorico (ex-Portuguesa), Geraldão (ex-Corínthians) e o ponta-direita Zé Mário, que chegou à defender a seleção brasileira em 1977 e faleceu em seguida.


* Em 2001, o Botafogo foi vice-campeão paulista após perder a decisão para o Corinthians. O goleiro Doni, o lateral Jadílson e o atacante Leandro (ex-Corinthians e São Paulo) eram os destaques daquela equipe do Bota.




header último confronto v2


Show de Neymar. No último embate entre os times, no dia 9 de fevereiro de 2012, o craque do Santos desequilibrou. Em quase 20 minutos, ele marcou três gols e ainda deu uma assistência para Felipe Anderson definir a vitória de virada por 4 a 1 sobre o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto.