Oswaldo vê fim da 'Neymardependência' e sonha trabalhar com astro (Foto: Ivan Storti / Santos FC)
O técnico Oswaldo de Oliveira rechaça a ideia de que Neymar seja um “fantasma” no Santos, dada a dependência que a equipe tinha do atacante. O treinador acredita que seu antecessor, Claudinei Oliveira (hoje no Goiás), foi capaz de preparar o elenco para superar a ausência do jogador, vendido ao Barcelona no final de maio, e vê o astro como uma lembrança feliz na história do Peixe. Ele admite, ainda, o sonho de trabalhar com o camisa 10 da seleção brasileira no futuro.
- O Neymar jamais vai ser um fantasma, assim como Pelé e Robinho não são. É uma lembrança maravilhosa que eu, infelizmente, não encontrei aqui. Seria um grande título para a minha vida. Um dia, pode acontecer (de trabalhar com o Neymar). A participação do Claudinei nessa transição, no pós-Neymar, foi importante, pois amadureceu esses meninos. (O Neymar) Não é fantasma nenhum. Temos apenas que dar continuidade ao trabalho – afirma.
A “Neymardependência” teve seu auge no Campeonato Brasileiro de 2012, a ponto de o Santos ter, considerando apenas os jogos em que não pode contar com Neymar, aproveitamento de um time que brigaria contra o rebaixamento. Em contrapartida, a campanha do Peixe nas ocasiões em que o atacante esteve à disposição deixaria a equipe no G-4. O Alvinegro encerrou a competição na oitava posição, com 53 pontos.
Após a venda de Neymar (que até hoje rende polêmica na Vila Belmiro), Muricy Ramalho foi demitido e Claudinei, que comandava a equipe sub-20, assumiu o time profissional com a missão de garantir o Peixe na Série A e dar espaço à nova safra de Meninos da Vila. Jovens como Gabriel, Gustavo Henrique e Alison ganharam chances. O Peixe terminou o Brasileirão em sétimo, com 57 pontos e brigou por uma vaga na Libertadores até as rodadas finais.
O Santos de Oswaldo vive boa fase no Campeonato Paulista. O Peixe lidera o Grupo C, com 13 pontos, e tem a segunda melhor campanha do estadual após cinco rodadas. A equipe aplicou duas goleadas consecutivas, ambas por 5 a 1, sobre Corinthians e Botafogo-SP. O Alvinegro volta a campo na quinta-feira, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Linense, em Lins (SP), pela sexta rodada da competição.