quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Zagueiro vê equilíbrio como marca do Peixe: ‘'A defesa começa no ataque'


Edu Dracena Gustavo Henrique Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)Gustavo vê equilíbrio como arma do Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)


Dono da melhor campanha do Campeonato Paulista, com 19 pontos, e do melhor ataque (17 gols), o Santos tem também a defesa menos vazada do estadual, com quatro gols sofridos. Um dos responsáveis pela segurança na retaguarda tem sido o zagueiro Gustavo Henrique, titular desde o início do torneio. Ele, porém, credita o bom desempenho defensivo do Peixe, principalmente, ao empenho de atacantes e meias na marcação.


- O Oswaldo (de Oliveira) está implantando sua maneira de jogar e estamos sabendo responder em campo. Lá na frente o pessoal já está marcando e, por isso, temos tomado poucos gols. É algo que o Oswaldo pede. Os meias também estão fazendo bem esse papel (marcação). O time está fazendo bem as duas linhas, treinando bastante - comemora.


A marcação adiantada, uma das marcas do Santos de Oswaldo, ganhou destaque pela primeira vez na goleada por 5 a 1 sobre o Corinthians, na Vila Belmiro. Boa parte dos gols e contra-ataques armados pelo Peixe saíram em bolas roubadas no campo rival, principalmente nas laterais.


O detalhe é que, antes da partida, os santistas assistiram a um vídeo com lances do Bayern de Munique, dirigido por Josep Guardiola e que tem justamente essa característica. As imagens mostraram o posicionamento dos jogadores do time bávaro e que mesmo o atacante Frank Ribéry, terceiro melhor do mundo e principal referência ofensiva da equipe alemã, ajuda na contenção.


- Temos trabalhado bastante essa marcação, essa movimentação que o time está mostrando. A defesa começa no ataque e o pessoal está marcando muito bem. Isso só nos ajuda - destaca, pedindo que o time mantenha a pegada no compromisso deste domingo, às 18h30m (de Brasília), contra o Penapolense, no estádio Tenente Carriço, em Penápolis, pela oitava rodada do Paulistão.


- Será um jogo difícil, fora de casa, mas não podemos mudar nossa maneira de jogar. O time deles tem crescido na competição, então temos de prestar atenção.