sexta-feira, 15 de agosto de 2014

BLOG: Relembre outros vexames de grandes na Copa do Brasil

veja todos os posts Sexta-feira, 15/08/2014 às 21:24 por Marcelo Monteiro

A surpreendente derrota do Fluminense para o América-RN por 5 a 2 no Maracanã, que eliminou o Tricolor carioca da Copa do Brasil, foi encarado com um vexame por muito torcedores. Resultados do tipo não são tão raros assim na história da competição. Vários clubes grandes já sofreram tropeços bem embaraçosos diante de times de séries inferiores.




Com Romário em campo, o Vasco foi eliminado em 2005 pelo Baraúnas com uma derrota por 3 a 0 em São Januário. Com direito a um gol do atacante Cícero Ramalho, de 40 anos. A derrota nas oitavas de final custou o emprego do treinador Joel Santana, que foi demitido logo após a partida.






No ano anterior, o time carioca também foi surpreendido na Copa do Brasil por uma equipe sem grande tradição. O resultado pela segunda fase foi o mesmo de 2005: 3 a 0 em São Januário. O algoz foi o XV de Novembro de Campo Bom (RS), comandado na época por um jovem treinador que chegaria até a Seleção: Mano Menezes.







O Palmeiras também já enfrentou problemas com times pequenos na competição. Em 2002, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Alviverde foi eliminado pelo ASA de Arapiraca (AL) logo na primeira fase do torneio. Apesar de ter vencido por 2 a 1 no Palestra Itália, a derrota por 1 a 0 em Alagoas acabou sendo falta para o time paulista.


No ano seguinte, o adversário foi bem mais tradicional - o Vitória -, mas o resultado foi ainda pior. Também no Palestra Itália, o Alviverde perdeu por 7 a 2 pelo Rubro-Negro baiano. No jogo que ficou marcado pela incrível furada do goleiro Marcos.


Em 2009, foi a vez do Santos cair diante de um time alagoano, com os jovens Neymar (que foi substituído) e Paulo Henrique Ganso, que na época ainda era conhecido como Paulo Henrique Lima, o time perdeu para o CSA por 1 a 0, na Vila Belmiro, e foi eliminado precocemente na segunda fase da competição.


Já Botafogo, Flamengo e Fluminense, após ótimas campanhas, sofreram baques na final. Em 1999, o Alvinegro chegou à decisão contra o Juventude. O time gaúcho venceu a partida de ida, em Caxias do Sul, por 2 a 1. E segurou o 0 a 0 em um Maracanã com mais de 100 mil torcedores.


Em 2004, o Flamengo chegou à decisão contra o Santo André. Após um empate por 2 a 2 no Palestra Itália, o jogo no Maracanã parecia que seria uma formalidade para o Fla. Mas o time paulista surpreendeu, venceu por 2 a 0 no Maracanã lotado e levou a taça para o ABC.


No ano seguinte, novamente a decisão foi entre um grande carioca e um time "pequeno" de São Paulo. E o troféu também foi para São Paulo. O Paulista de Jundiaí venceu o jogo em casa por 2 a 0 e segurou o empate sem gols em São Januário.


0


FECHAR


veja todos os posts SOBRE A PÁGINA