Artilheiro santista no ano, Gabriel vai desfalcar o Peixe por quatro jogos. Fará falta? (Foto: Ivan Storti)
O técnico Oswaldo de Oliveira já qualificou Gabriel como "titularíssimo" do Santos. Mas, a partir desta semana, ele terá de se virar com o time sem o atacante, artilheiro da equipe na temporada e em quase todos os torneios disputados no ano - ao menos nos próximos quatro compromissos da equipe. Com o camisa 7 chamado por Alexandre Gallo para a Seleção sub-20, o Alvinegro não o terá em três partidas do Brasileirão (Corinthians, Cruzeiro e Atlético-PR) e no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Londrina.
A sequência sem o atacante, autor de 15 gols em 2014, começa neste domingo, às 16h, contra o Corinthians, na Vila Belmiro. No dia 14, o Peixe recebe o Londrina às 21h, também em casa. Três dias depois, às 16h, o Peixe visita o Cruzeiro, no Mineirão. No dia 20, no litoral, encerra a série sem o goleador contra o Atlético-PR, às 19h30.
- Ele é um jogador que está entrosado, vibrando, participando, e claro que faz muita falta. Mas, por outro lado, foi oportuna a entrada do Leandro Damião hoje (domingo). Ele terá uma semana de preparação para as partidas que o Gabriel não estiver - disse o técnico Oswaldo de Oliveira, após o empate em 1 a 1 com o Inter, no Beira-Rio.
Gabriel foi o vice-artilheiro santista no Paulistão com sete gols (Cícero fez nove), mas é o goleador do Peixe no Brasileirão (quatro gols) e na Copa do Brasil (quatro gols). Ele é também o segundo jogador que mais deu assistências em 2014: seis, atrás apenas de Geuvânio (14)
De fato, o substituto de Gabriel será Leandro Damião. O camisa 9 voltou a jogar no domingo, contra o Inter, após quase três meses fora de campo por lesão, e terá a chance de, com a sequência, recuperar sua vaga no time titular. Não que isso signifique a saída de Gabigol da equipe santista. Desde o início do ano, ele tem atuado em diferentes setores do ataque, podendo ser usado como ponta.
Em 37 jogos na temporada, o Santos só atuou quatro vezes sem Gabriel. No Paulistão, ele não foi a campo na vitória por 2 a 1 sobre o Linense, fora de casa (o atacante saiu do time titular para dar lugar a Leandro Damião). Na Copa do Brasil, o atacante não enfrentou o Mixto (0 a 0, na Arena Pantanal) e o Londrina (derrota por 2 a 1, no Estádio do Café). Já no Brasileirão, ele desfalcou o Peixe no empate sem gols com o Flamengo, no Morumbi.