Marcio Porto - 27/01/2013 - 07:00 Santos (SP)
Por si só, a missão de parar Neymar é terrível para qualquer adversário seja quando e onde for. Mas quando se trata de Campeonato Paulista e se analisa o histórico do jogador na competição, vira um verdadeiro pesadelo.
Contra o Bragantino, neste domingo, às 19h30, em Bragança Paulista, o craque tem a chance de marcar pelo 10 jogo consecutivo no Estadual.
Nos últimos nove jogos em que entrou em campo no Paulistão, contando a fase final do ano passado e os dois confrontos deste ano, Neymar marcou 15 gols.
A sequência começou na 16 rodada da edição passada, na goleada de 5 a 0 sobre o Guaratinguetá, na Vila Belmiro. A Joia balançou as redes três vezes nesse confronto.
De lá para cá, o atacante ficou apenas um jogo fora. Foi na rodada seguinte, contra a Portuguesa, no Canindé. Na ocasião, o técnico Muricy Ramalho poupou os titulares para a Libertadores e o Peixe mesmo assim ganhou por 2 a 0.
O histórico é impressionante, mas sabe contra quem Neymar passou em branco pela última vez no Paulistão? Contra o próprio Bragantino, no dia 25 de março do ano passado, na vitória santista por 2 a 0, na Vila.
Para manter sua média, Neymar está confirmado por Muricy na equipe titular hoje e se marcar também fará uma sequência considerável levando em conta todos os jogos do Peixe.
Este ano, ele anotou quatro tentos nos três primeiros jogos, incluindo o amistoso contra o Barueri, sendo que encerrou a temporada passada fazendo dois gols no clássico contra o Palmeiras, pela última rodada do Brasileirão.
São seis gols em quatro jogos, média acima de um por partida, prova de que o jogador não parece ter sentido o período de férias, em que priorizou lazer e descanso.
Muito disso se deve ao estado com o qual o jogador se reapresentou para esta temporada. Nos testes físicos realizados no início do ano, Neymar bateu seus próprios recordes e impressionou a comissão técnica. Ele está voando e é o principal trunfo do Peixe na tentativa do inédito tetracampeonato paulista.
– Estamos bem, mas não só por ele, que é à frente dos demais, mas também porque o time se encaixou bem e vai melhorar muito pela condição física que vai adquirir – analisou o técnico Muricy Ramalho.
Hoje, Neymar terá ao seu lado os mesmos companheiros das duas primeiras rodadas, pois Muricy Ramalho já adiantou que não fará alterações na escalação. Dessa forma, seu companheiro de ataque será André, que atravessa fase oposta.
O último gol do centroavante foi no dia 10 de outubro do ano passado, na vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo, no Brasileiro. Sorte do Santos que Neymar está voando. Voando baixo.
A SEQUÊNCIA DE JOGOS
Santos 5x0 Guaratinguetá
29/3/2012 Neymar marcou três vezes na goleada santista. Borges e Juan fizeram os outros dois.
São Caetano 2x1 Santos
8/4/2012 O gol de honra da equipe em São Caetano do Sul.
Santos 5x0 Catanduvense
15/4/2012 Atacante fez um. Ganso e Borges fizeram dois cada.
Santos 2x0 Mogi Mirim
22/4/2012 Marcou uma vez nas quartas de final do torneio. O lateral-direito Maranhão fez o outro.
São Paulo 1x3 Santos
29/4/2012 Deu show e marcou todos os gols do Peixe na semifinal, disputada no Morumbi.
Guarani 0x3 Santos
6/5/2012 Marcou duas vezes na primeira final. Ganso fez o outro.
Santos 4x2 Guarani
13/3/2012 Artilheiro, marcou duas vezes. Alan Kardec também e a equipe conquistou o tricampeonato.
São Bernardo 1x3 Santos
19/2/2013 Dois gols na estreia deste ano, um de pênalti. O argentino Miralles decretou o placar.
Santos 3x0 Botafogo-SP
23/2/2013 Deixou o seu com oportunismo. Cícero e Miralles também marcaram para o Peixe.