terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Copa SP: com 'pé-quente' de Laor, Santos goleia e elimina o Náutico


Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro costuma se vangloriar de ser um cara de sorte. Alguns podem torcer o nariz, mas o presidente do Santos, que está de licença médica, confirmou a fama de pé-quente nesta terça-feira à tarde. Debaixo de chuva no Estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna, o cartola assistiu à melhor partida do Santos na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. Com gols de Stéfano Yuri, Giva (dois), Léo Cittadini e Pedro Castro, o Peixe fez 5 a 1 no Náutico e garantiu vaga nas oitavas de final. A equipe da Vila Belmiro enfrentará, novamente em Jaguariúna, o Grêmio Osasco, que bateu o São Caetano por 2 a 0.


Essa é a quarta partida de invencibilidade do Santos na competição. Líder do Grupo V na primeira fase, o Peixe passou por Remo (3 a 0) e São Mateus (1 a 0), além de empatar com o Corinthians-AL (0 a 0). Se mantém a campanha sem derrotas, a equipe alvinegra sofreu o primeiro gol na Copinha. Enquanto isso, o Náutico se despede do torneio com apenas uma derrota. A equipe pernambucana integrou o Grupo F na primeira fase e fez sete pontos, graças a vitórias sobre Penapolense (3 a 0) e Portuguesa (1 a 0) e empate com o Juventude (1 a 1).


Santos e Náutico, Copa SP Junior (Foto: Danny Cesare / Agência estado)Duelo entre Santos e Náutico, pela segunda fase da Copa São Paulo (Foto: Danny Cesare / Agência Estado)


Timbu sai na frente, mas Peixe busca


O favoritismo do Santos ficou abalado logo nos primeiros minutos da partida. O Peixe criou uma perigosa oportunidade com Giva, que, sem ângulo, arriscou chute do lado direito, mas não passou por Dasaev. Em jogada semelhante, o Náutico teve maior sorte. Aos sete minutos, o lateral Izaldo avançou pela esquerda para buscar o cruzamento, mas acertou o gol. O efeito da bola enganou Gabriel, que sentiu pela primeira vez a sensação de buscar a pelota no fundo das redes na Copa São Paulo.



O gol pernambucano forçou o Santos a acordar. Léo Cittadini experimentou chute da entrada da área, mas parou na defesa de Dasaev. O goleiro do Náutico, no entanto, não conseguiu evitar o empate aos 25 minutos. Cittadini lançou Pedro Castro em profundidade dentro da área. O meia passou pelo marcador e cruzou rasteiro para Stéfano Yuri, livre, desviar para a rede.


O Santos cresceu no final do primeiro tempo, mas só empatou graças a uma falha adversária. Após erro na saída de bola do zagueiro do Náutico, Giva invadiu a área, ajeitou para o pé direito e acertou o canto esquerdo de Dasaev. Pouco antes do apito final, os pernambucanos quase deixaram o placar igual. Guilherme cobrou falta com curva pelo lado direito. Gabriel tiou a bola do ângulo.


Meninos da Vila transformam vitória em goleada


A dificuldade do primeiro tempo se transformou em facilidade no segundo. Camisa 10 do Santos, Léo Cittadini liderou o time na segunda etapa e abriu caminho para uma vitória tranquila na estreia do mata-mata.


Aos 13 minutos, Cittadini fez o terceiro gol alvinegro em Jaguariúna. O sósia de Kaká recebeu lançamento pela direita, avançou até entrar na área, passou por dois adversários (entre eles, o goleiro) e furou na hora de chutar. Sem marcação, o meia ainda conseguiu se recuperar e balançar as redes.


Pouco depois, a vitória virou goleada. Após cobrança de escanteio, Giva subiu mais que o marcador e acertou o travessão. No rebote, o camisa 11 do Santos novamente tocou de cabeça, desta vez para o gol vazio. O Náutico ameaçou uma reação, mas perdeu o pique aos 32 minutos. Izaldo cobrou falta no ângulo direito, mas Gabriel foi buscar.


Com moral pela defesa do goleiro, o Santos achou tempo de aumentar a diferença no placar. Giva e Léo Cittadini trocaram passes dentro da área até o camisa 11 fazer o cruzamento. Stéfani Yuri brigou pela bola, que sobrou limpa para Pedro Castro. O meia escolheu o canto esquerdo e chapou rasteiro, sem chance de defesa.