Começou 2013 no Santos FC. Nesta terça-feira (03), na reapresentação do elenco, no CT Rei Pelé, o preparador físico Ricardo Rosa comandou a primeira atividade do ano. Após o trabalho, o profissional falou da preparação da equipe para a temporada, da situação atual do grupo e do planejamento para este início de ano.
O primeiro dia de trabalho em 2013
A gente ainda não deu inicio às avaliações. A gente não tem resultado das avaliações, vamos começar amanhã e a partir de amanhã, vou ter os resultados desses testes pra avaliar individualmente o grupo todo. Hoje, avaliamos percentual de gordura de cada atleta, aqueles que chegaram um pouco acima do peso ou perderam massa muscular. Depois fizemos um trabalho de adaptação à corrida. Foram 30 minutos de corrida, fracionados em três séries de dez, para preparar essa musculatura e dar um primeiro estímulo. Depois levei-os para a academia e fizemos um trabalho de fortalecimento do CORE, fizemos um trabalho de alongamento para cuidar do período em que ficaram parado por um mês. A partir de amanhã, começam as avaliações.
Situação física atual do grupo
É um grupo que eu tenho desde 2010. Teve algumas alterações, mas o grupo tem se mostrado parecido desde 2010, com uma base muito parecida. Na questão da composição corporal, também se apresentaram bem, acredito que dois ou três um pouco acima, mas nada que preocupe. Eles também estão concentrados aqui, com acompanhamento nutricional e cardápio individual. Acredito que em duas semanas, já devam estar com aquilo que esperamos como objetivo. Os demais, não tiveram nada que chamasse atenção em termos de massa muscular.
Planejamento e desgaste físico 2013
Só em relação às viagens, porque em questão de número de jogos podemos até fazer mais jogos, dependendo da performance em cada competição. Se fizer um cálculo de quantos jogos podemos atuar em 2013, chega a quase 80. É difícil, mas você pode até superar 2012. Nesse caso, em relação às viagens sim, você tem vantagem no inicio, porque não viaja tanto, com altitude ou muito longas. Mas em relação ao número de jogos, não. Continua a mesma coisa e pode até ter mais jogos em relação ao ano passado.
Preparação para o novo camisa 10, Montillo
Os testes servem exatamente para isso. O fato do jogador perder um período da pré-temporada depende de como ele se apresenta. Às vezes, ele fica dias e não está no ideal. Vou entrar em contato com os profissionais do Cruzeiro, tenho também informações que ele vinha trabalhando com um preparador físico particular. Se tiver contato com esse profissional vou ter alguns dados que podem me ajudar. Os testes é que vão me dar os resultados. Com relação à idade, também não. É um jogador jovem. Sempre uso o Durval como referência. O próprio Léo também. São os mais experientes do grupo e nem por isso tem uma condição física inferior a alguns mais jovens. Há avaliações que vão dizer a real condição dele.
Cuidado especial com o craque Neymar
O que posso dizer é a vantagem que ele sempre apresenta. Desde 2010, acompanho muitos atletas aqui, e o Neymar é um caso. Ele se apresenta sempre bem, acredito que por causa também de sua juventude. Tem só 20 anos e stem cuidado grande fora de campo. Ele termina o ano esgotado, tem os 30 dias e vem realmente renovado. Só o fato dele descansar, me ajuda bastante. Você percebe a disposição como ele se apresenta, pelo fato dele estar descansado. Claro que também por ele gostar do que faz. Ele é um jogador equilibrado, do ponto de vista muscular, não apresenta nenhum encurtamento que o dê desconforto. Ele tem uma condição aeróbica muito boa, então ele chega aqui sem dificuldade para fazer esses tipos de trabalho.
Copa das Confederações
Com certeza existe (conversa com CBF), como existiu temporada passada. Existe uma mudança na comissão da Seleção, então ainda não tive esse tipo de contato. Assim que houver a definição, terei esse contato e a preparação em conjunto com eles. Ano passado eu tinha muito contato com o Carlinhos Neves, então preparador da Seleção. Em todas as convocações, a gente teve um contato, passei dados daqui do Santos FC, e ele me retornou a condição que ele retornava ao clube. E a gente vai tentar manter esse tipo de relação, mas preciso primeiro da definição.
100% para a temporada
Na minha opinião, não se consegue preparar uma equipe em uma ou duas semanas. A gente sabe que o calendário é achatado, há uma questão comercial, que envolve clubes e temos que nos adaptar. O ideal seria ter um mês de preparação, mas a gente sabe que não é possível. Então vamos trabalhar duas semanas, depois se dá inicio à competição, e como falei, na temporada anterior, em torno de sei a sete jogos, para os que tão jogando, é que você consegue tirar o melhor de cada atleta.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao