terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Neymar recorda 'destruição' de campinho e infância em Praia Grande


Neymar em Praia Grande (Foto: Lincoln Chaves)Neymar em Praia Grande (Foto: Lincoln Chaves)


Com quase 21 anos de idade, Neymar já acumula responsabilidades significativas. Dentro de campo, é líder do Santos e uma das principais esperanças da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014. Fora dele, é pai há um ano e cinco meses e tem o nome ligado a marcas milionárias e projetos nos mais variados segmentos. A precocidade com a qual galgou tantos degraus, porém, não fez com que o atacante do Peixe esquecesse suas origens. Não à toa, foi Praia Grande (SP) - cidade em que morou dos sete aos 12 anos - que o camisa 11 do Alvinegro escolheu para lançar um projeto social englobando futebol e educação.


Um carinho, aliás, notado quando Neymar recorre a memória para lembrar momentos da infância vividos na cidade praiana. Durante a cerimônia em que recebeu a concessão de um terreno no Jardim Glória - bairro de Praia Grande no qual morou - para desenvolvimento do projeto, o atacante contou uma história na qual quase levou uma sonora bronca do pai, Neymar da Silva Santos, depois de uma longa "pelada" no recém-construído campinho de casa.


- Vou contar uma historinha rápida: meu pai fez um campinho em casa, com gramado, bonitinho para caramba. Chamei todos da rua para jogar bola em casa. Tinham ao menos 20 pessoas. Daí, começamos a jogar por volta das 11 horas, meio dia, e só terminamos lá para as seis, sete horas da noite. Já estava escurecendo. E o campo não tinha mais grama, só areia, e meu pai não tinha chegado ainda... Perguntei para meu amigo, que ia dormir em casa: 'O que vou falar para o meu pai?'. Mas aí tem aquela estratégia de dormir cedo (risos). Daí quando ele chegou, eu já estava dormindo. Aliviou a bronca (risos) - recordou, animado.


- Essa foi uma das histórias, dentre outras tantas. Já baguncei bastante por ali, empinei pipa, joguei bolinha de gude... Brinquei bastante, foi uma infância maravilhosa. Tive uma vida aqui (em Praia Grande), e não só eu como meu pai. Já demos muitas caneladas nesses campos. É uma cidade da qual gosto muito - completou.


Apesar de ter nascido em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, Neymar viveu boa parte da vida na Baixada Santista. Antes de se mudar para Santos, morou em Praia Grande e São Vicente. Até aportar na Vila Belmiro, em 2003, o astro já atuou em Jabaquara, Portuguesa Santista (onde estreou no futebol de campo), Gremetal (Santos) e Tumiaru (São Vicente).