domingo, 6 de janeiro de 2013

Preparador físico elogia Dracena, mas pede cautela com retorno


Edu Dracena no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Edu Dracena foi elogiado por preparador físico do

Peixe (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação SFC)


O elenco do Santos se reapresentou na última quinta-feira e deu início à temporada 2013 depois de quase 30 dias de férias. Descanso, porém, foi uma palavra que não pertenceu ao dicionário do zagueiro Edu Dracena no último mês - ou pelo menos, na maior parte dele. Enquanto vários jogadores aproveitaram dezembro para viajar, o capitão santista permaneceu no clube para finalizar o tratamento no joelho esquerdo, cujo ligamento se rompeu há pouco mais de cinco meses, durante o Campeonato Brasileiro.


O resultado do esforço já pode ser visto nos primeiros movimentos de Edu Dracena no CT Rei Pelé. Durante os 30 minutos em que os santistas correram ao redor dos campos 2 e 3 do CT, o capitão foi um dos destaques. O rendimento do zagueiro também chamou atenção do preparador físico do Santos, Ricardo Rosa.


Segundo Rosa, Edu Dracena já vinha desenvolvendo um trabalho anterior ao período de férias, o que o levou, inclusive, a se reapresentar em condições físicas superiores a de outros jogadores do elenco. O preparador, contudo, ainda é cauteloso quanto ao retorno do atleta aos gramados.


- O Edu ficou treinando aqui nas férias e depois teve um período de descanso com a família. Mas ele já vinha desenvolvendo um trabalho de base antes de encerrar 2012, e vinha muito bem fisicamente. Acredito até que esteja a frente dos que tiveram 30 dias (de descanso). Mas estamos falando de condição física, o que é diferente da condição específica, técnica - explicou Rosa.


Ricardo Rosa coletiva Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Ricardo Rosa, preparador físico do Santos

(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)


- Ele (Edu Dracena) terá que ter esse início de trabalho com bola, e vamos acompanhar para saber se ele estará à disposição para o começo do (Campeonato) Paulista. Vamos fazer uma avaliação do equilíbrio muscular. Se o músculo estiver equilibrado e ele estiver em condições gerais para jogo, física e técnica, aí podemos deixá-lo à disposição do treinador - emendou.


Edu Dracena se lesionou em 18 de julho, no empate sem gols com o Botafogo, pela 10ª rodada do Brasileirão. Operado três dias após a contusão, o zagueiro foi submetido a tratamento no Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol (Cepraf). Durante a ausência do defensor, a braçadeira de capitão passou pelos braços de Durval, Léo e até Neymar.


O Santos estreia no Campeonato Paulista no dia 20, contra o São Bernardo, às 19h30m (de Brasília), no estádio Primeiro de Maio. Nos próximos dias, o elenco do Peixe ficará concentrado no CT Rei Pelé.


Clique e assista a vídeos do Santos