sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Sem pais por perto, Victor Andrade é cuidado por ‘guardião’ Muricy


Victor Andrade treino Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Victor Andrade é observado por Muricy, ao fundo

(Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)


O elenco do Santos se reapresentou na tarde desta quinta-feira no CT Rei Pelé e seguirá concentrado pelos próximos dias no Hotel Recanto dos Alvinegros, localizado dentro do ambiente de treinamentos. Assim como os demais jogadores, o atacante Victor Andrade , de 17 anos, está sob a supervisão da comissão técnica para realizar a pré-temporada e dormirá no local. Até a próxima segunda-feira, o pai Nelson Andrade e a mãe Cristiane não estarão na Baixada Santista com o filho, já que estão em Aracaju, cidade natal do garoto e onde ele passou as férias. Por isso, Nelson confia ao técnico Muricy Ramalho a missão de cuidar de seu filho.


– Não estaremos com ele até segunda, mas ficamos tranquilos, pois teremos o Muricy, nosso guardião de confiança. Ele vai nos representar muito bem no dia a dia. O Victor está em boas mãos – diz Nelson.


Mesmo longe, o pai do garoto já tomou as primeiras providências do ano na vida de Victor. Nelson matriculou o jogador para prestar vestibular e fazer aulas de inglês. Ter êxito nas duas “missões”, além de brigar para ser titular do Peixe, são as condições para que o atleta ganhe um Mini Cooper, carro pedido de presente, quando completar 18 anos, em setembro.


Depois de ser “rebaixado” ao elenco sub-20 e até ser cogitado para integrar o time do Peixe na Copa São Paulo, o atacante seguiu entre os profissionais. Durante as férias, Victor fez uma visita a Barcelona, na Espanha, o que gerou mais críticas de Muricy.


O treinador, aliás, não poupa cobranças públicas ao jogador. Mas a situação parece ter sido contornada.


– Está tudo tranquilo, já conversei com o Muricy. As cobranças são para o Victor melhorar. A filosofia do clube é para formar o atleta e a minha é de formar o cidadão, não só o jogador. Ele tem de mudar o comportamento, ter mais os pés no chão. A nossa “pegada” é a mesma do Muricy, não podemos esmorecer com ele. A fase de empolgação já passou e no treinamento sempre dá para melhorar: finalização, cabeceio, passe, enfim – completa Nelson.


Promovido ao elenco profissional em junho do ano passado, Victor Andrade começará uma temporada entre os principais atletas pela primeira vez. Ele soma 19 jogos e três gols pelo Peixe. Sua multa rescisória está avaliada em 50 milhões de euros (cerca de R$ 133 milhões).