terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Após embalar títulos de São Paulo e Timão, Jaguariúna recebe o Santos


Jaguariúna espera emplacar em 2013 seu terceiro campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A cidade do interior paulista - que fica a 125 km da capital e tem aproximadamente 50 mil habitantes - não tem um representante próprio no torneio, mas costuma dar sorte a quem inicia suas campanhas por aqui. Assim como fez com São Paulo e Corinthians, o município quer ser o amuleto do bicampeonato do Santos.


Estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna, recebe a Copa São Paulo pela quarta vez seguida (Foto: Reprodução / EPTV)Estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna, recebe a Copa SP pela quarta vez (Foto: Reprodução / EPTV)



De três grandes do estado que jogaram aqui, dois saíram campeões. Existe uma grande perspectiva para o Santos chegar às finais. Os santistas da nossa região virão em peso para torcer."


Fernando Beneduzzi, diretor de esportes da prefeitura de Jaguariúna



A fama de pé-quente de Jaguariúna começou em 2010, em sua estreia como sede da Copinha. No Estádio Alfredo Chiavegato, o São Paulo (que tinha Casemiro e Lucas em campo) venceu todos os seis jogos que fez e avançou à final contra o Santos, que derrotou no Pacaembu. Dois anos depois, o Corinthians de Antonio Carlos repetiu o feito, ao vencer seis jogos na cidade e conquistar o título contra o Fluminense - entre as duas campanhas, o município recebeu o Palmeiras, que não levantou a taça em 2011.


- Já tem uma grande perspectiva de conquista. De três grandes do estado que jogaram aqui, dois saíram campeões. Existe uma grande perspectiva para o Santos chegar às finais. Os santistas da nossa região virão em peso para torcer. E não só para o Santos, mas por um grande espetáculo - espera o diretor de esportes da prefeitura de Jaguariúna, Fernando Beneduzzi.


A Copa São Paulo em Jaguariúna começa na próxima sexta-feira, com dois jogos. O São Mateus encara o Corinthians de Alagoas às 14h. Na sequência, o Santos duela com o Remo. Para que não haja imprevistos, a administração trabalha para reformar o estádio. A grama nas regiões dos gols e no meio-campo foram trocadas, enquanto as partes elétrica e hidráulica receberam ajustes pontuais, assim como as arquibancadas.


Santista de Jaguariúna se prepara para assistir aos jogos do Peixe na Copa São Paulo (Foto: Reprodução / EPTV)Santista de Jaguariúna se prepara para assistir

aos jogos do Peixe (Foto: Reprodução / EPTV)


Por quase um mês, o estádio será a casa dos santistas no interior de São Paulo. Fanático pelo Peixe desde os tempos de vacas magras, nos anos 80, Ciro Roberto Pires promete acompanhar todos os passos e passes da nova geração de Meninos da Vila. Para obter a melhor recepção possível, os jovens gravaram um vídeo convocando os torcedores da região (veja a mensagem do elenco santista).


- É muita alegria. Sou santista desde quando a gente não conseguia ganhar nada. Depois, com Robinho e agora Neymar, estou bem orgulhoso. Ainda mais para acompanhar o time na cidade em que nasci. Conheço alguns jogadores, mas não sei escalar o time inteiro. Lembro de alguns, como o 'Gabigol'. Não somos tantos santistas assim, mas aqui é uma família. Vamos prestigiar - comemora o torcedor.


A Copa São Paulo começa no dia 4 de janeiro, com seis jogos. Ao todo, são 25 grupos com quatro clubes cada. Os líderes de cada grupo classificam-se direto para a segunda fase, junto com os sete mehores segundos colocados. Os vencedores disputam mata-mata até a decisão, marcada para 25 de janeiro, na capital.