sábado, 26 de janeiro de 2013

Santos pode começar a construir moderno CT de base no ABC neste ano


Bruno Cassucci - 26/01/2013 - 06:00 São Paulo (SP)


Santos sagrou-se bicampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Miguel Schincariol)


Famoso por revelar jogadores ao longo de sua centenária história, o Santos segue trabalhando para manter a fábrica de talentos a todo vapor. O Comitê de Gestão do clube trata como prioridade a construção de um novo centro de treinamento para as categorias de base, cujas obras podem começar nesse ano.


Ainda não há definição sobre o local do complexo, que deve ter sete campos, alojamento e estrutura médica, fisiológica, entre outros benefícios. No entanto, o LANCE!Net apurou que o CT não deve ser na Baixada Santista, e sim no ABC paulista. A diretoria já analisou terrenos em São Bernardo e São Caetano e entrou em contato com as prefeituras.


Inicialmente a intenção era construir em Cubatão, mas os proprietários do terreno que o Peixe cogitava estão interessados apenas na nova arena que o clube pretende erguer.


Contudo, para o sonho virar realidade, o Santos precisa conseguir a CND (Certidão Negativa de Débito), perdida em 2008. Com ela, a diretoria vai buscar na iniciativa privada interessados em participar da obra. A lei de incentivo do Ministério do Esporte prevê repasse de até 1% do Imposto de Renda devido pelas empresas e 6% do de pessoas físicas para projetos esportivos. Tal verba não pode ser aplicada na contratação ou no pagamento de salário de atletas.


A dívida do clube, que era de mais de R$ 10 milhões no começo da gestão do presidente Luis Alvaro Ribeiro está próxima de ser quitada.


– A gente terá novidades nos próximos 90 dias. A CND está saindo. Estamos conversando, com ideias arrojadas – afirmou o dirigente, que está afastado, mas deve retornar de licença médica na segunda quinzena de fevereiro.


Atualmente os garotos das categorias de base do Peixe treinam no CT Meninos da Vila, que conta com dois campos. O único alojamento do clube fica na Vila Belmiro, com estrutura e capacidade modestas.