quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Tetra inédito no Paulista e gol 12 mil: metas 'secundárias' do Peixe no ano


Durval e Neymar Santos campeão paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Durval e Neymar, com a taça do tri do Paulistão

(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Garantir o retorno à Taça Libertadores da América e voltar a ser campeão nacional, seja por meio da Copa do Brasil ou do Brasileirão, são os principais objetivos do Santos para 2013. Outras marcas significativas, porém, também podem ser alcançadas durante a trajetória de Neymar e companhia ao longo do ano que se inicia.


A primeira das metas "secundárias" do Peixe pode ser alcançada já no início de maio: o tetracampeonato paulista, feito que seria inédito na história do clube e que faria do Alvinegro o único time de São Paulo em atividade a alcançar a sequência.


A última equipe a vencer quatro edições consecutivas do Estadual foi o Paulistano (que fechou o departamento de futebol em 1929) - a agremiação da capital sagrou-se campeã de 1916 a 1919. Vale lembrar que em 2012 o Santos já se igualou ao Corinthians ao obter seu terceiro tricampeonato paulista - que não vinha desde 1969.


A temporada 2013 também pode ser o marco do gol 12 mil da história do Santos. O Alvinegro Praiano, que enfatiza a tradição de seu DNA ofensivo por ser o clube que mais gols marcou no mundo, registra atualmente 11.885 tentos, restando 115 para a marca ser atingida. Levando em conta o fato de que desde 2010, o ano que o Peixe menos foi às redes foi 2011 ("apenas" 120 vezes), a expectativa é de que a meta seja alcançada no segundo semestre.


Do ponto de vista individual, 2013 pode deixar os nomes de Neymar e Léo ainda mais gravados na história do Santos. O camisa 11, que empilhou recordes na temporada recém-findada e se tornou o maior goleador do clube após a era Pelé, está a 29 gols de virar um dos dez maiores artilheiros do Peixe. Atualmente com 122 gols e em 14º lugar na estatística, o astro mira Tite, que defendeu o Alvinegro de 1951 a 1957 e de 1960 a 1963.


Léo, por sua vez, pode se tornar um dos dez jogadores que mais defenderam o Santos na história. O lateral-esquerdo, de 37 anos, tem 423 partidas com a camisa alvinegra - o 12º com mais jogos pelo Peixe, ao lado de Hélvio Piteira. O objetivo do jogador é alcançar Carlos Alberto Torres, décimo da estatística com 445 partidas. Apesar de ter convivido com lesões, Léo atuou 24 vezes na última temporada. Se pelo menos repetir a média, alcança a meta.


Além deles, outros jogadores também podem atingir marcas significativas com a camisa do Santos em 2013. Durval e Adriano, por exemplo, estão próximos dos 200 jogos pelo Peixe. O zagueiro, com 197 atuações, deve ser o primeiro a alcançar o registro, ainda no início do Paulistão. Já o volante - que ainda negocia a renovação de seu vínculo com o Alvinegro - contabiliza 184 partidas pelo time praiano, e tende a chegar à marca durante o Brasileirão.


A temporada que se inicia também deve marcar o centésimo jogo de Felipe Anderson e André pelo Santos. O meio-campista, que assumiu a camisa 10 após a venda de Paulo Henrique Ganso, tem 89 partidas pelo Alvinegro e deve alcançar o feito entre a reta final do Paulista e o início do Brasileirão, já que disputa o Sul-Americano Sub-20 pela Seleção em janeiro. O atacante, por sua vez, tem 75 atuações com a camisa santista, estando a 25 da marca centenária.


neymar leo santos treino (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)Neymar e Léo buscam top 10 da história santista em 2013 (Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)


Clique e assista a vídeos do Santos