Thiago Ribeiro comanda o ataque do Peixe na Vila
(Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)
De um lado, o Santos, líder do Grupo C. Do outro, o Botafogo-SP, primeiro colocado do Grupo B. É nesse clima que Peixe e Pantera se enfrentam neste sábado, na Vila Belmiro, às 19h30 (horário de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Paulista.
Revigorado após a goleada por 5 a 1 sobre o Corinthians, o Alvinegro Praiano entra em campo disposto a conquistar sua quarta vitória no Paulistão. Para isso, conta com a força da Vila Belmiro: nas duas partidas que fez diante da torcida na competição, o time comandado por Oswaldo de Oliveira obteve 100% de aproveitamento.
O treinador, porém, não poderá contar com o artilheiro Leandro Damião - o jogador só deve fazer sua estreia com a camisa do Santos na próxima quinta-feira, contra o Linense. Por outro lado, o também atacante Rildo já foi regularizado e pode estrear - deve iniciar a partida no banco de reservas.
Líder do grupo que tem o Corinthians como cabeça-de-chave, o Botafogo-SP chega à Vila Belmiro embalado por três vitórias seguidas. Único time do interior a figurar na primeira colocação do seu grupo, o Tricolor de Ribeirão alcançou seu melhor início de Paulistão desde o retorno à elite, em 2009.
Confiante, o técnico Wagner Lopes trabalhou a cabeça dos jogadores durante a semana para que o time não entre em campo acanhado, com medo de atacar ou de sofrer uma goleada. Para o comandante do Pantera, vencer o Peixe na Vila é difícil, mas não impossível.
Flávio Rodrigues Guerra será o árbitro de Santos e Botafogo-SP, com Herman Brumel Vani e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa como auxiliares. O SporTV transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, com narração de Milton Leite e comentários de Mauricio Noriega. O GloboEsporte.com acompanha a partida em tempo real a partir das 19h, com vídeos dos principais lances.
Santos: após a goleada sobre o Corinthians, o técnico Oswaldo de Oliveira perdeu o lateral-esquerdo Eugenio Mena e o volante Alan Santos, machucados. Sem os dois, Emerson e Leandrinho devem ganhar espaço, e o Peixe deve ser assim escalado: Aranha; Cicinho, Neto, Gustavo Henrique e Emerson; Arouca, Leandrinho e Cícero; Geuvânio, Gabigol e Thiago Ribeiro.
Botafogo-SP: a única dúvida está no ataque. Mike, autor de dois gols neste Paulistão, segue se recuperando de uma pancada no joelho, que o tirou da partida contra a Portuguesa. Wagner Lopes, que não divulga a escalação de forma antecipada, deve manter o time que enfrentou a Lusa, com: Gilvan; Daniel Borges, César Gaúcho, Henrique Mattos e Augusto Ramos; Gilmak, Hudson, Wellington Bruno e Camilo; Marcelo Macedo e Mike (Giovanni).
Santos: o zagueiro Edu Dracena (lesão no joelho), o lateral-esquerdo Eugenio Mena (pancada no joelho esquerdo) e o volante Alan Santos (dores na coxa esquerda) estão fora por conta de contusões. O volante Alison, o meia Léo e o atacante Giva também seguem fora - eles ainda estão recuperando a forma física.
Botafogo-SP: a única ausência importante é a do atacante Leandro. O jogador, ex-São Paulo e Corinthians, sofreu uma distensão muscular na partida contra a Ponte Preta, na segunda rodada, e ainda não está à disposição do técnico Wagner Lopes.
No dia 23 de janeiro de 2013, o Santos enfrentou o Botafogo-SP pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Na Vila Belmiro, o Peixe venceu por 3 a 0, com gols de Cícero, Neymar e Miralles. Confira a ficha técnica completa no Futpédia.