terça-feira, 6 de maio de 2014

De desconhecido a titular: após um mês, Uvini deve estrear pelo Santos


Bruno Uvini Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)No Peixe há um mês, Bruno Uvini vive expectativa de ser titular (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos)


Há pouco mais de um mês, Bruno Uvini era um ilustre desconhecido para o técnico Oswaldo de Oliveira. Na próxima quinta-feira, porém, o zagueiro fará a sua estreia pelo Santos, contra o Princesa do Solimões, na segunda fase da Copa do Brasil. Responsável pela contratação do defensor, o observador técnico Sandro Orlandelli garante que o Peixe fez um bom negócio ao se reforçar com o jovem de 22 anos.


Revelado pelo São Paulo, Bruno Uvini deixou o futebol brasileiro em 2012, quando acertou sua transferência para o Napoli, da Itália. Desde então, fez apenas dois jogos - um pelo Campeonato Italiano e um pela Liga Europa. A última vez que entrou em campo foi no dia 2 de novembro, na vitória napolitana por 2 a 1 sobre o Catania.


Sem praticamente ter jogado desde que deixou o Brasil, Bruno Uvini poderia não ter convencido a diretoria do Alvinegro Praiano. Oswaldo de Oliveira, por exemplo, não o indicou para substituir os lesionados Edu Dracena e Gustavo Henrique, que só devem voltar a jogar no segundo semestre. Quando o zagueiro foi contratado, o treinador santista chegou a dizer que nunca tinha visto seu novo comandado jogar. Mas Sandro Orlandelli aposta que o clube fez uma escolha certeira em acertar com o defensor.


- A gente acompanha o Bruno Uvini desde os 16 anos. É lógico que não existe nenhum jogador perfeito, como foi Pelé. A gente sabe das desvantagens que existem, mas o nível de vantagem que ele tem é maior que o de desvantagem. Ele chega com um custo bastante interessante para o clube. Não teve nenhum custo na sua aquisição, somente salarial. - argumenta o profissional responsável por avaliar os alvos do Peixe no mercado.


Diante do time amazonense, Bruno Uvini deverá fazer dupla de zaga com Neto, que se recuperou de um edema na coxa direita. O camisa 44 é um dos quatro zagueiros do elenco que ainda não entrou em campo em 2014. Além dele, só Edu Dracena (que lesionou o joelho esquerdo na pré-temporada), Vinicius Simon (que sofreu uma contusão rara na coxa esquerda) e Paulo Ricardo (promovido ao time principal logo após a Copa São Paulo de Futebol Júnior) ainda não jogaram sob o comando de Oswaldo de Oliveira. Para Sandro Orlandelli, ele tem todas as características necessárias para se firmar no Santos.



- É um jogador jovem, inteligente, sabe que tem que provar e buscar o espaço dele aqui no Brasil. Ele tem uma característica que é fundamental: tem fome de vencer. Tem agressividade, boa técnica para um zagueiro e teve, nesse processo na Itália, um aprendizado muito grande que talvez no Brasil isso demandaria mais tempo ou talvez não teria muita chance de aprender.


- Analisando vários zagueiros, tem alguns perfis que, dentro da característica que nós temos de um time que joga muito ofensivo, talvez não conseguiriam ter um bom desempenho dentro daquilo que a gente está buscando. Nas características que a gente busca, o Bruno Uvini atende. Acredito muito. Vai depender do momento, da dedicação, do jogador, da adaptação com o sistema para que as coisas funcionem.