segunda-feira, 19 de maio de 2014

Armandão: Marcelo Grohe vive tarde de Banks e é o craque da 5ª rodada


Quem assistiu ao jogo na Arena Grêmio deste domingo viu o Fluminense pressionar boa parte do tempo. Mas quem ganhou foi o Grêmio. Por conta do gol decisivo, Rodriguinho poderia ser apontado como responsável direto pela vitória, mas o grande personagem, na verdade, foi Marcelo Grohe . O goleiro impediu que o Flu chegasse ao gol ao menos duas vezes, ao se esticar para pegar finalizações de Rafael Sobis. Mas foi antes do gol de Rodriguinho, quando o Flu poderia fazer 1 a 0, que Grohe foi fundamental. Em cabeçada de Fred, ele fezos torcedores se lembrarem de Gordon Banks, goleiro inglês que fez defesa espetacular em cabeçada de Pelé, na Copa de 1970, e impediu o gol certo com um reflexo fora do comum. A nota 9,0 o levou ao topo na seleção do Troféu Armando Nogueira e ao prêmio de craque da rodada.


Apenas 0,5 ponto abaixo está Paulo Henrique Ganso . O meia são-paulino desfilou toda a sua habilidade no palco do Maracanã e, em vez de ser admirado pelas assistências, viveu dia de artilheiro. Com dois gols de oportunismo, ele definiu a vitória por 2 a 0 do Tricolor paulista sobre o Flamengo e ainda comandou o meio-campo. Por pouco não fez três gols, se a tentativa por cobertura não fosse por cima da meta do goleiro Felipe. A nota 8,5 lhe rendeu o posto de melhor meia da rodada.


A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GloboEsporte.com. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.


SELECAO_Rodada_#5_2014 (Foto: Infoesporte)


GOLEIRO

Marcelo Grohe foi o grande nome da posição numa rodada de brilho intenso para os donos da camisa 1. Além do gremista, Gallato, do Criciúma, Fábio, do Palmeiras, e Renan, do Goiás, também se destacaram e levaram nota 7,5.


LATERAL-DIREITO

Está certo que o Vitória saiu derrotado em casa para o Palmeiras por 1 a 0, mas se teve um jogador que fez o possível para tentar levar o time frente foi Nino Paraíba . O jogador esteve seguro na defesa e se aventurou no ataque com muito fôlego, o que lhe rendeu a nota 7,0. Empatados com ele estavam Diogo, do Internacional, e Bruno, do Fluminense.


ZAGUEIROS

Thiago Heleno anulou as jogadas aéreas do Corinthians e, assim, ajudou o Figueirense a conquistar a primeira vitória do Figueirense no Brasileirão. De quebra, o triunfo carimbou a estreia do Timão na Arena Corinthians. A soberania pelo alto levou o zagueirão ao conceito 7,5. Sua dupla é Marcelo Oliveira , que fez partida muito segura pelo Palmeiras, que também desbancou adversário longe de casa. No mesmo nível dele estiveram Jackson (Goiás), Fábio Ferreira (Criciúma), Werley (Grêmio) e Juan (Internacional).


LATERAL-ESQUERDO

Os dois melhores do setor na rodada, curiosamente, foram adversários. Egídio , do Cruzeiro, e Carlinhos, do Coritiba, deram assistência para gol e se apresentaram bem. O jogador da Raposa venceu a partida e, portanto, toma lugar de titular na seleção. Ambos obtiveram nota 7,5.


VOLANTES

Souza, do São Paulo, foi coadjuvante de luxo de PH Ganso. Aliou força no combate e capacidade de saída de bola. Não à toa, levou 7,5. David , do Goiás, ocupou a outra vaga, graças à qualidade nos passes. Nota 7,0, a mesma de Guilherme e Wesley, respectivamente de Corinthians e Palmeiras.


MEIAS

A atuação de Ganso fez lembrar os tempos de Santos e valeu um número ótimo para levantar a média do camisa 10: nota 8,5. Ramon, do Goiás, ajudado pelo companheiro já citado David, foi decisivo para a vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo, com gol e assistência. Nota 8,0 para ele.


ATACANTES

Ricardo Goulart admitiu recentemente que não atravessava boa fase. Parece que a sinceridade rendeu bons frutos. Ele marcou dois gols contra o Coritiba e levou nota 8,0. Quem também marcou duas vezes foi André , do Atlético-MG, que carimbou as redes justamente do clube em que mais se destacou no país, o Santos. A atitude do centroavante o fez garantir uma vaga no ataque da seleção da rodada.