Desde que reassumiu o comando da seleção brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari deixou uma coisa bem clara: o Brasil tem a obrigação de ganhar a Copa do Mundo que será disputada no Brasil. Para a psicóloga Suzy Fleury, o excesso de autoconfiança do técnico pode ser prejudicial para equipe (assista ao vídeo).
- A falta de autoconfiança é tão prejudicial quanto o excesso de autoconfiança. Claro que a autoconfiança é construída em cima de resultados passados. Então tem um resultado passado muito favorável que faz com que a comissão técnica se sustente nisso – explicou Suzy, citando a conquista da Copa das Confederações em 2013.
Psicóloga alerta que excesso de autoconfiança pode atrapalhar a seleção brasileira (Foto: Agência Reuters)
Segundo a psicóloga, que já trabalhou na Seleção sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, é importante deixar claro para os atletas que no Mundial as coisas são diferentes das competições anteriores.
- Tem um trabalho do (psicólogo e jornalista científico) Daniel Goleman, que é a autoridade máxima em inteligência emocional, tem um capítulo que ele fala sobre o segredo do sucesso. Agora, na realidade, a Copa de 2014 está zerada. Tendo que começar do zero e ter que ser construída dentro e fora das quatro linhas de campo. E isso é uma atribuição importante para passar aos atletas para que eles tenham a noção de que o resultado final vai ter que ser construído com a participação diária de cada um. O segredo do sucesso é atingir o nível de otimismo ideal.
O Brasil estreia na Copa do Mundo dia 12 de junho, contra a Croácia, na Arena Corinthians. Antes, porém, faz dois amistosos. Dia 3 contra o Panamá, no Serra Dourada, e dia 6, contra a Sérvia, no Morumbi.