Eugenio Mena representa o Santos na Copa do Mundo (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)
Único representante do Peixe na Copa do Mundo, o lateral-esquerdo Eugenio Mena garantiu, nesta sexta-feira, em entrevista coletiva realizada no CT Rei Pelé, que está 100% recuperado da inflamação no tornozelo direito que o tirou de quatro dos últimos cinco jogos santistas. Titular da seleção do Chile, o jogador foi político e apontou o Brasil como favorito ao título.
Mena foi incluído na pré-lista de 30 jogadores enviada pelo técnico Jorge Sampaoli à Fifa - sete ainda serão cortados até o dia 2 de junho, quando a entidade máxima do futebol divulgará os atletas oficialmente inscritos no Mundial. Apesar de ser titular, o camisa 15 do Alvinegro ainda não se considera dentro da relação definitiva.
- Estou muito feliz pela convocação. Espero me apresentar bem para estar entre os 23 convocados. Quero ajudar a seleção a avançar (na Copa do Mundo). Mas o Brasil é favorito. Sempre.
O lateral manterá uma "tradição" santista em Copas do Mundo. Com a sua convocação, são três Mundiais consecutivos com a presença de jogadores do Peixe. Em 2010, o representante foi Robinho (ele estava no Peixe emprestado pelo Manchester City, da Inglaterra). Quatro anos antes, o zagueiro Julio Manzur defendeu o Paraguai na Copa da Alemanha.
- Fifa confirma pré-listas das 32 seleções para a Copa do Mundo
- Após confirmar Valdivia, Chile completa pré-lista para a Copa
- Santos estuda compra de Mena para vendê-lo depois da Copa do Mundo
- É importante poder representar o Santos. É um orgulho também. Estou feliz por ter essa oportunidade. Para mim, vai ser bom jogar a Copa do Mundo aqui. Pretendo fazer bem a coisa e conquistar algo importante.
Após desfalcar o Alvinegro em quatro dos últimos cinco jogos do time na temporada, Mena garantiu estar bem fisicamente. Uma lesão no tornozelo direito o tirou dos jogos contra Coritiba, Grêmio, Princesa do Solimões (ida) e Figueirense, mas, após tratamento com o fisioterapeuta Alex Evangelista, ele retornou à equipe na última quinta-feira, na vitória por 4 a 2 sobre o Princesa, pela volta da segunda fase da Copa do Brasil.
- Tratei a fundo (a lesão). O jogo de ontem serviu para mostrar como estou. É difícil voltar a jogar depois de tanto tempo, mas me senti confortável - encerrou Mena, que se apresenta a Jorge Sampaoli na segunda-feira.