Se em 2004 a vitória sobre o Atlético-MG ajudou o Santos a levar o título do Campeonato Brasileiro, em 2008 a derrota piorou o drama da equipe na luta contra o rebaixamento. O relembra o revés por 3 a 2 de virada na Vila Belmiro antes do encontro dos dois times pelo Brasileirão desta temporada, neste domingo (assista ao vídeo).
Naquele ano, o Santos terminou a competição vencida pelo São Paulo na 15ª posição, com 45 pontos e um a mais que o Figueirense, que abriu a zona de rebaixamento. Já o Atlético-MG ficou em 12º, com 48.
O primeiro gol da partida foi logo aos dois minutos. Kléber Pereira aproveitou cruzamento e de cabeça abriu o placar. Depois, o meia Quinõnez fez lançamento, o zagueiro Vinícius tentou cortar e fez contra, deixando o Santos com 2 a 0.
Márcio Araújo marcou na vitória do Atlético-MG contra o Santos em 2008 (Foto: Reprodução SporTV)
A recuperação do Atlético começou com Jael , que invadiu a área sozinho e tocou rasteiro para diminuir a desvantagem. O empate veio após bela assistência de Petkovic para Márcio Araújo , que chutou forte, sem chances para o goleiro Douglas. O terceiro se originou após um vacilo da defesa santista, que perdeu a bola para Rafael Aguiar. O meia chutou rasteiro no canto esquerdo e garantiu o triunfo dos mineiros.
Em 2014, Santos e Atlético-MG se encontram próximos na tabela do Brasileirão. Os paulistas somam seis pontos, enquanto os atuais campeões da Libertadores têm quatro. O duelo será na Arena Pantanal, sede da Copa do Mundo, em Cuiabá, às 18h30.