sábado, 24 de maio de 2014

Ainda sem Patito, "renegados" treinam e aguardam uma posição de Oswaldo


Patito Rodriguez, meia do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Patito Rodriguez ainda tem contrato com o Santos

(Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)


Os jogadores emprestados pelo Santos para a disputa dos estaduais já retornaram. O lateral-direito Crystian, os zagueiros Walace e Rafael Caldeira e o atacante Tiago Alves trabalham normalmente com o elenco no CT Rei Pelé, mas não sabem se ficarão com o grupo. O martelo ainda será batido pelo técnico Oswaldo de Oliveira.


Nos próximos dias, o grupo dos “renegados” será reforçado pelo meia-atacante Patito Rodriguez, cedido ao Estudiantes, da Argentina. Contratado em julho de 2012 por R$ 3 milhões (o Peixe comprou 50% dos direitos econômicos do atleta, ex-Independiente), o jogador é, dentre os emprestados, o que mais vezes defendeu o Santos – foram 39 partidas, com dois gols – mas é outro que ainda depende da aprovação de Oswaldo, que já tem vários atacantes de lado de campo no grupo. Ele tem contrato até 2016.


Do quarteto que já está no CT, Tiago Alves (que defendeu o Penapolense no Paulistão) é quem recebeu mais chances: 17 jogos. Ele apareceu como promessa na base, mas não se firmou no Santos ou nos clubes para os quais foi cedido. A forte concorrência no ataque (são 10 atletas da posição no elenco) deve dificultar a permanência do atleta no clube, com quem tem vínculo até dezembro.


Titular da seleção brasileira sub-17 no Mundial da categoria, em 2009, Crystian fez só seis jogos pelo Santos, sem convencer. A saída de Bruno Peres para o Torino, da Itália, pode abrir uma brecha para o jovem, de 21 anos e com contrato até 2015, disputar a condição de reserva com Daniel Guedes, campeão da Copa São Paulo deste ano. Em 2014, ele esteve emprestado ao Paulista de Jundiaí.


Rafael Caldeira (de volta após ser cedido ao Botafogo-SP) e Walace (Guarani) passam por situação semelhante à de Tiago Alves. Com eles, serão 11 zagueiros brigando por duas vagas na equipe. Assim como o atacante, ambos têm vínculo até o final do ano.


A permanência ou não dos jogadores deve ser definida na pausa da Copa do Mundo. O elenco terá direito a uma “miniférias” de 2 a 15 de junho e se reapresenta no dia 16, no CT Rei Pelé. Com ou sem os "renegados".