sábado, 30 de novembro de 2013

Em nota, Bom Senso se defende de acusações de dirigentes do Náutico


Em resposta ao gerente de futebol do Náutico, Lúcio Surubim, que classificou o apoio do Bom Senso F.C. à possível greve dos jogadores alvirrubros como preconceito pelo fato de o clube ser nordestino e acusou o grupo de orquestrar os atletas, o movimento dos jogadores emitiu nota oficial para esclarecer o assunto. Segundo o texto, o Bom Senso deixa claro que só apoiou a atitude dos jogadores do Náutico após a coletiva encabeçada pelo capitão Martinez e depois de o presidente do clube, Paulo Wanderley, ter se negado a pagar os atrasados e ter desafiado o time a fazer a greve.


O Bom Senso F.C. diz que apenas se solidarizou à situação de atraso salarial vivida pelos atletas do Náutico e que sabe que este é um problema que atinge muitos outros clubes do país. A nota ressalta ainda que o movimento busca melhorias para todas as pessoas envolvidas no futebol brasileiro, incluindo os torcedores.


Na última quinta-feira, os jogadores do Náutico, tendo Martinez como porta-voz, cobraram os salários atrasados e deram um prazo para que a diretoria efetuasse o pagamento, ameaçando não entrar em campo neste domingo, contra o Vasco. As declarações ganharam repercussão nacional e apoio do Bom Senso F.C., que ameaçou paralisar o Brasileirão caso a situação dos alvirrubros não fosse resolvida.


Apesar das declarações ríspidas de ambas as partes, os jogadores do Náutico e a diretoria chegaram a um acordo na tarde desta sexta.


Confira o texto na íntegra:


“O Bom Senso FC esclarece que só emitiu a nota oficial, demonstrando apoio e solidariedade aos atletas profissionais do Clube Náutico Capibaribe, APÓS a coletiva de imprensa dos jogadores, que tornou público os atrasos de salário e demais dificuldades vividas pelos mesmos, e APÓS as desastrosas declarações do presidente Paulo Wanderley, onde ele desqualificava, desrespeitava e ameaçava os atletas do próprio elenco.


Sabemos que outros clubes de futebol no Brasil estão com salários e direitos de imagem atrasados, mas não é função do Bom Senso FC fiscalizá-los ou cobrá-los por isso. O movimento não faz distinção entre clubes, regiões ou dirigentes.


No entanto, vivemos um novo momento no cenário do futebol brasileiro e o movimento apoiará e será solidário sempre que for procurado por atletas e elencos que se sintam prejudicados e que estejam em busca de seus direitos legais.


Já passou da hora de se ter bom senso e de se gastar apenas o que se arrecada.


O Bom Senso FC já apresentou sua proposta de forma clara e transparente e defende, para se evitar novos problemas como o ocorrido, que o Fair Play Fiscal e Trabalhista seja implantado com urgência pela CBF, clubes, Governo Federal e Atletas. Assim, TODAS as equipes do país deverão atuar sob as mesmas premissas, respeitando seus direitos e deveres e tornando o ambiente do futebol brasileiro mais saudável, regulado e equilibrado.


A sociedade brasileira merece e almeja isso.


Torcedores, os atletas sabem que essas medidas de " fairplay financeiro" trarão ajustes salariais importantes e mesmo assim apoiam sua implantação.


Há de se cortar na carne para resgatar o prestígio e a beleza do nosso futebol. Na carne do atleta, do clube, das federações e da confederação. Da maneira como está, não está bom para ninguém, muito menos para você, torcedor brasileiro.


Se cada um assumir a sua responsabilidade, pressionaremos essa arcaica engrenagem política que emperra o desenvolvimento e a saúde dos clubes brasileiros de futebol.


Por isso, queremos que entendam que não olhamos apenas para o nosso próprio umbigo, buscamos um futebol melhor para todos. Clubes e atletas do interior são a nossa prioridade, assim como a qualidade do espetáculo oferecida a vocês.


Precisamos da sua ajuda, torcedor.


Por um futebol melhor

para quem joga,

para quem torce,

para quem apita,

para quem transmite,

para quem patrocina.


Por um futebol melhor para todos.”