Renato assina com o Santos ainda nesta terça-feira (Foto: Vitor Silva/SSPress)
O volante Renato foi aprovado nos exames médicos, realizados nesta segunda-feira, em São Paulo e em Santos, no CT Rei Pelé, e acertou com o Peixe até 31 de dezembro, com possibilidade de renovação por mais um ano - o contrato será assinado ainda nesta terça-feira. O jogador, que completa 35 anos neste mês, receberá R$ 80 mil por mês, mas poderá aumentar os salários caso alcance metas estabelecidas no contrato com o Alvinegro. A apresentação será realizada nesta terça-feira, no centro de treinamento do clube.
Indicado por Oswaldo de Oliveira, Renato chegou a um acordo com os santistas no fim do último mês. Para isso, ele abriu mão dos salários que recebia no Botafogo (em torno de R$ 380 mil) até o fim de junho, quando acabava o contrato com os cariocas.
Os vencimentos que o volante tinha no Bota eram o grande empecilho para o acerto com o Santos. Depois de uma consulta, porém, o superintendente de esportes André Zanotta deu uma boa notícia ao Comitê de Gestão do clube: Renato aceitaria receber menos e por produtividade.
A partir de então, as negociações avançaram. Em pouco tempo, o volante e o Peixe acertaram tempo de contrato e salários, mas ainda dependiam da rescisão do atleta com o Botafogo, selada em uma reunião no fim da última semana.
- Santos envia contrato de três anos a Diego e aguarda resposta do meia
- Peixe aceita proposta de clube italiano e aguarda decisão de Bruno Peres
Como estava treinando no Rio de Janeiro, Renato deve estar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira já nos próximos dias para entrar em campo antes da paralisação do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo, no dia 1º de junho. O treinador, inclusive, já sinalizou que quer utilizar o jogador no time titular.
Esta é a segunda passagem do volante pelo time da Vila Belmiro. Entre 2000 e 2004, ele disputou 225, marcou 26 gols e conquistou dois títulos do Brasileirão (2002 e 2004), além de ter sido vice-campeão da Taça Libertadores, em 2003.
* Bruno Giufrida colaborou sob supervisão de Alexandre Lopes