Marcio Porto - 05/12/2012 - 19:46 Santos (SP)
Chateados com a grande repercussão dos passos do filho, os pais de Victor Andrade, atacante do Santos, cogitaram dar um tempo na carreira futebolística do jogador. Vendo o garoto de 17 anos visivelmente abatido com críticas, principalmente do técnico Muricy Ramalho, Nelson Andrade e Cristiane abriram a possibilidade de ele decidir o futuro.
Nesta semana, Victor e seu pai foram conhecer a estrutura do Barcelona a convite do clube espanhol, motivo de novas críticas do comandante santista. Um dos argumentos de Muricy é que ele se expõe demasiadamente. O tecnico ficou incomodado com o rótulo de "novo Neymar", atribuído por um jornal espanhol.
– Em casa, tomamos as decisões em conjunto. Ele que tem de saber se quer jogar. Não dependemos do futebol para viver. Mas acho que dá, sim, para continuar. É a escolha dele jogar e podemos colaborar – afirma o pai Nelson, em entrevista ao LANCE!Net.
A mãe Cristiane é mais temerosa. Ela revela preocupação quando fala sobre a continuidade da carreira do filho no aspecto psicológico. E reforça o coro.
– Falei para ele: se quiser parar, achar que não dá, a gente para. Eu trabalho, o pai dele trabalha, continuaríamos numa boa. Porque é complicado para o psicológico dele todas essas coisas – lamenta a mãe, extremamente chateada.
O pai de Victor Andrade trabalha como policial e a mãe é advogada. Ambos moram com o filho em um apartamento em Santos. Eles dizem que a exposição do jogador na mídia nem de longe é incitada pelos pais.
Nelson, inclusive, faz questão de esclarecer que aceitou conhecer as dependências do Barcelona e assistir a uma partida do clube pela Liga dos Campeões da Europa simplesmente para agregar conhecimento ao filho. Mas não por qualquer intenção de se aproximar do Barça.
- Qualquer pessoa que jogue, que está no futebol, e tiver a oportunidade de conhecer, viria. É de grande importância didaticamente, ele estava de férias, não entendo porque tantos questionamentos. Não entendo porque isso, se é pra ele aprende - afirmou Nelson, direto da Catalunha, onde acompanhou com o filho o confronto entre Barça x Benfica nesta quarta-feira.
- Foi importante para ele ver de perto, conversar com jogadores, presidente, vice-presidente, dirigentes do clube. Ficar a cinco metros do treinamento, vestiaáio, ate pelo que se cobra de tudo dele, humildade, de empolgação. Não somos nós que falamos que ele é o novo Neymar, nunca foi- completou o pai de Victor Andrade.
Além de prometer ter nova conversa com Victor após seu retorno de Barcelona, Muricy já chamou o garoto de "projeto de jogador" e volta e meia tem dito que ele precisa ser mais humildade para conseguir ir bem em sua carreira.