sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pai de Neymar afirma que filho atua no Brasil para resgatar futebol arte


A popularidade de Neymar não se restringe mais às fronteiras brasileiras. Sonho de diversos clubes da Europa e considerado o melhor jogador sul-americano do ano, o atacante ganhou mais um destaque no site esportivo espanhol “Sport.es”, que publicou uma entrevista com o pai do jogador do Santos e o seu gestor de carreira, Eduardo Musa. Os dois deixam claro que é o desejo do jogador ir para um grande clube europeu, mas veem na sua permanência em solo brasileiro uma chance de resgatar o valor do futebol nacional.


- Sim, esse é o seu desejo (sair do Brasil). Assim ele fará em 2014. Por isso, reduzimos o contrato de 2015 para 2014, para que possa ir, porém até o mundial ele vai dar a oportunidade ao futebol brasileiro se levantar. Ele fica pelo suporte de alguns patrocinadores que entraram e disseram: ‘Neymar não pode sair, tem que ficar no Brasil, pois quanto mais tempo ele ficar melhor será para o Brasil’ – falou o pai.


Pai do Neymar (Foto: Reprodução / Sport.ES)Pai de Neymar e Eduardo Musa falam sobre a carreira do craque do Santos (Foto:Reprodução / Sport.ES)


É assim que as pessoas próximas ao camisa 11 do Santos e da seleção brasileira o enxergam: um salvador do futebol arte. Porém, durante a entrevista o próprio pai pede paciência e explica que ainda se trata de um jovem de 20 anos, que ainda tem muito para amadurecer. As investidas de Real Madrid e Barcelona também são lembradas durante a conversa com o reportes espanhol.


Confira a entrevista na íntegra:



Está em busca da volta da cultura futebolística que sempre tivemos e que perdemos"


Pai de Neymar



Relação do Brasil com Neymar

Temos que pensar que hoje, no Brasil, Neymar não é apenas futebol, também representa um fator cultural. Está em busca da volta da cultura futebolística que sempre tivemos e que perdemos. Graças a ele, as pessoas e a imprensa estão pedindo novamente um futebol mais atrevido e mais criativo. É algo parecido com o que acontece com o Barcelona.


Barcelona

O Barcelona tem maravilhado, não por conquistar muitos títulos, mas sim por como joga. Eles mostram ao mundo um estilo, uma forma de jogar que era muito brasileira, mas que já não praticávamos. Com Neymar acontece o mesmo em nosso país, é uma esperança para todos.


Como ficar no país

Não. Ele está com o suporte de alguns patrocinadores que entraram e disseram: ‘Neymar não pode sair, tem que ficar no Brasil, pois quanto mais tempo ele ficar melhor será para o Brasil’


Europa

Sim, esse é o seu desejo. Assim ele fará em 2014. Por isso, reduzimos o contrato de 2015 para 2014, para que possa ir, porém até o mundial ele vai dar a oportunidade ao futebol brasileiro se levantar.


Neymar após o Prêmio Brasileirão 2012 (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)Neymar sai do Prêmio Craque do Brasileirão 2012

com troféus (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)


Permanência no Santos

Apesar da derrota na Libertadores, foi um bom ano, como comprovam os títulos individuais. É claro que há a opção de sair do clube. Há essa possibilidade, se o amanhã o Neymar não estiver feliz em Santos, ele pode sair. Para isso existem os períodos de transferências. Temos que esperar. Nós não podemos prever o que vai acontecer. Os assuntos esportivos vão prevalecer em uma escolha de um futuro clube. Pode ter certeza disso. Isso é um tema muito relevante.


Dinheiro x Carreira

Neymar é diferente dos outros. Com 13 anos, o então presidente do Santos Marcelo Teixeira, deu um milhão de reais para ele não ir para o Real Madrid. Isso nunca aconteceu antes no Brasil. E, agora, Neymar vai ser o primeiro a sair e já ter a sua independência financeira garantida. Neymar quebrou a dinâmica de jogadores brasileiros que saíram para encontrar a melhor proposta financeira, independentemente da sua posição pessoal. Não dissemos não, obrigado ao Real Madrid para ir onde há mais dinheiro agora. O que estamos oferecendo aos grandes clubes europeus é: ‘vai chegar um cara que não pensa em seu dinheiro, mas apenas jogar futebol’. É claro que temos nossas preferências. Sabemos exatamente em que clubes Neymar se encaixa e o que vai ser bom para ele profissionalmente. Estamos trabalhando nisso. No Brasil há uma unanimidade, todos apontam para o Barça como seu melhor destino.