segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Promessa do Santos, 'Gabigol' sonha jogar Sul-Americano Sub-17


Gabriel Barbosa Gabigol santos (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Gabriel sonha disputar Sul-Americano sub-17

(Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)


Promessa das categorias de base do Santos, o meia-atacante Gabriel Barbosa, o "Gabigol", encerra 2012 com sonhos audaciosos para o ano que vai se iniciar. O primeiro deles (disputar a Copa São Paulo, em janeiro), acabou adiado, já que garoto, de 16 anos, não foi inscrito no torneio. O segundo (integrar-se ao elenco profissional) ainda depende do aval do técnico Muricy Ramalho, que observa o atleta. Mas há, ainda, um terceiro sonho que Gabriel busca alcançar em 2013: estar no Sul-Americano Sub-17 pela seleção brasileira.


Frequentar Seleções de base não é uma novidade para "Gabigol". O garoto é convocado desde os 14 anos e esteve cotado para disputar o Sul-Americano Sub-15 do ano passado, mas acabou relacionado para outra competição destinada à categoria infantil, nos Estados Unidos (o Brasil ficou com o vice-campeonato). Em 2012, o santista não esteve em nenhuma das convocações para os principais torneios envolvendo a Seleção sub-17 (Copa 2 de Julho e Copa do Mediterrâneo), mas mantém as esperanças de ser lembrado em 2013.


- Tenho sim (esperanças). Acho que como jogo para chegar ao time profissional, também trabalho para aparecer à Seleção, treinando forte e ajudando meus companheiros dentro de campo, buscando gols e boas jogadas. Então, a expectativa é de estar lá (Sul-Americano) sim, mas pensando primeiro no Santos. Se estiver bem e o Santos também, acho que posso ser convocado - comenta, destacando a importância de se fazer de uma seleção de base.


- É uma oportunidade muito legal. A gente troca experiências, comenta como são os clubes, falamos sobre chegar ao time principal, jogar um contra o outro ou quem sabe até no mesmo time. Sempre que estou lá, a emoção é grande por ser convocado. Então, estou sempre pronto para voltar - completa o santista.


O Sul-Americano Sub-17 será disputado entre os meses de março e abril, na Argentina. Os quatro primeiros colocados se qualificam para o Mundial da categoria, que ocorre de 17 de outubro a 8 novembro, nos Emirados Árabes Unidos. Com três títulos, o Brasil é o maior vencedor do torneio, ao lado da Nigéria. Em 2011, a Seleção ficou na quarta colocação. A última conquista foi em 2007.


Clique e assista a vídeos do Santos