sábado, 29 de dezembro de 2012

Entre reforços e sondagens, goleiros seguem valorizados no Santos


Rafael Aranha Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)Vladimir, Rafael e Aranha: trio está em alta na Vila

(Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)


Robinho, Diego, Montillo, Nenê, Eron, Renê Júnior, Lucas Viatri, Eugenio Mena... A relação de nomes sondados pelo Santos nos últimos meses chama atenção. Não por se tratar de uma lista extensa, mas por uma peculiaridade, verificada também ao longo da temporada 2012: a valorização dos goleiros do elenco. Desde o começo do ano, o Peixe não demonstrou interesse por nenhum arqueiro no mercado.


Nem sempre foi assim. Em 2010, por exemplo, insatisfeito com a irregularidade de Felipe, o Santos tentou a contratação de nomes experientes, projetando a disputa da Taça Libertadores em 2011. Dida (então no Milan), Edson Bastos (à ocasião, no Coritiba) e Diego Cavalieri (na época, defendia o Liverpool, da Inglaterra) estiveram na mira. Lauro (ex-Internacional) e até Fábio (Cruzeiro) chegaram a ser especulados entre 2010 e 2011. A única negociação que vingou, porém, foi a de Aranha , de 32 anos, trazido do Atlético-MG no início do ano passado.


O Santos conta atualmente com quatro goleiros no elenco: Rafael Cabral , Aranha, Vladimir e Gabriel Gasparotto. Com exceção de Aranha, os demais são todos revelados na Vila Belmiro. Rafael, de 22 anos, é o atual titular e mais antigo dentre os arqueiros do elenco, do qual faz parte desde 2009. Vladimir, de 23 anos, chegou ao time profissional em 2010, enquanto Gabriel, de 19 anos, foi promovido pelo técnico Muricy Ramalho durante a temporada 2012.



O Santos está muito bem servido de goleiros. De fato, não temos preocupação com essa posição"


Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos



- O Santos está muito bem servido de goleiros. Confiamos bastante no Rafael, temos o Aranha, que é um grande goleiro... Além disso, há o Vladimir e o Gabriel, que são meninos de grande potencial. E ainda há o Felipe, que está emprestado (ao Náutico). De fato, não temos preocupação com essa posição. Estamos satisfeitos - afirmou o vice-presidente Odílio Rodrigues.


As especulações sobre candidatos no mercado à camisa 1 do Santos tornaram-se raras já em meados da última temporada, em especial após a conquista da Libertadores. Um dos marcos da campanha de 2011 foi justamente a classificação nas oitavas de final, contra o América, do México - o Peixe venceu o jogo de ida por 1 a 0, na Vila Belmiro, e empatou sem gols no confronto de volta, em Querétaro, em atuação memorável de Rafael.


Ao longo da atual temporada, Rafael ausentou-se da equipe em 22 ocasiões, por conta de lesões ou convocações à Seleção, dando lugar a Aranha. O reserva registrou boas atuações ao longo do Brasileirão, firmando-se como principal destaque durante a má fase santista na competição - não à toa, está com a renovação de seu vínculo encaminhada para mais um ano. Vladimir, por sua vez, não chegou a atuar em 2012, mas já recebeu elogios de Muricy.


Gabriel Gasparotto, por fim, aproveitou a primeira temporada entre os profissionais para se entrosar com o elenco, já que foi utilizado, principalmente, durante o Campeonato Paulista de Juniores - vencido pelo Alvinegro. Com passagem recente pela seleção brasileira sub-20, vai disputar a Copa São Paulo do ano que vem. Além dele, também estará na Copinha o jovem Guido Menezes, de 18 anos, também com experiência em seleções de base e que chegou a treinar com o elenco principal em algumas oportunidades ao longo de 2012.


Gabriel no Treino do Santos (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Gabriel Gasparotto é uma das promessas para o gol santista (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)


Clique e assista a vídeos do Santos