domingo, 30 de dezembro de 2012

Leandrinho e Pedro Castro serão os veteranos do Santos na Copinha


Ao longo da história, o Santos se acostumou a formar duplas de sucesso em suas categorias de base. Há dez anos, Diego e Robinho comandaram o time campeão brasileiro que tirou o Peixe de uma fila de 18 anos sem grandes conquistas. Mais recentemente, Neymar e Paulo Henrique Ganso protagonizaram a geração que levou o Alvinegro Praiano ao tricampeonato paulista e aos títulos da Copa do Brasil e da Taça Libertadores da América.


Há três anos no Santos, Pedro Castro e Leandrinho ainda não têm essa fama toda, mas despontam como promessas no clube. Ambos disputarão a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela terceira vez. Caberá a eles - assim como o zagueiro Gustavo Henrique - serem não só as vozes da experiência da molecada na Copinha, mas também abrir caminho para se firmarem no elenco de Muricy Ramalho, do qual passaram a fazer parte em 2012.


Pedro Castro e Leandrinho (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Pedro Castro e Leandrinho: vozes da experiência na Copinha (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)


Apesar das diferenças para outras duplas da história santista - como o fato de ambos serem meias - Pedro Castro e Leandrinho têm uma característica comum a Diego-Robinho e Neymar-Ganso: a amizade fora de campo. O relacionamento surgiu já em março de 2010, quando se conheceram ainda nos alojamentos da Vila Belmiro. Pedro acabara de chegar no Santos, oriundo do Volta Redonda, time de sua cidade natal, enquanto Leandrinho, nascido em Nova Odessa (interior de São Paulo), fora trazido do Rio Claro.


- Quando cheguei nos alojamentos, vi que ele (Leandrinho) era um cara que gostava muito de conversar. Éramos de quartos diferentes, então fui conhecê-lo, e ficamos amigos. Acabou que, mais para frente, mudei para o alojamento dele, e a amizade fortaleceu - recorda Pedro.


O entrosamento fora de campo permaneceu mesmo quando deixaram os alojamentos do Urbano Caldeira e passaram a morar nos arredores da Vila Belmiro. Além da convivência diária nos treinamentos, seja no CT Meninos da Vila ou no Rei Pelé, os dois são quase vizinhos em Santos, já que moram em ruas paralelas no bairro que apelida o estádio.


- Estamos sempre juntos. No videogame, ainda estou aprendendo, então o Pedro ganha mais (risos)... Acabo ficando com ele mais do que com a família. Ele hoje é um parceiro, um irmão. E isso facilita dentro de campo. Temos um entrosamento muito bom - destaca Leandrinho.


Leandrinho (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Leandrinho enfrenta o Cruzeiro, pelo Brasileirão

(Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)


Dentro de campo


Se longe dos gramados a dupla teve encaixe, dentro das quatro linhas não é diferente. Os dois se completam em campo. Enquanto Leandrinho cai pela direita, com velocidade, Pedro Castro joga mais centralizado, mas também atua na esquerda. Além disso, podem intercalar as funções ofensivas e defensivas, dependendo do jogo. Na última Copa São Paulo, por exemplo, Leandrinho foi volante e Pedro fez ligação com o ataque. No Paulista Sub-20 e na Copa do Brasil, por sua vez, a dupla inverteu o posicionamento.


- No profissional, o Muricy utilizou o Leandrinho como meia, e ele agradou. Como ele estava sendo aproveitado assim, no momento que (Leandrinho) voltou para o sub-20, conversei com o Pedro para ele jogar mais atrás, e ele aceitou de pronto. Há um relacionamento ótimo entre todos, não houve problema algum. Os dois têm uma perspectiva de futuro muito boa no clube. Já receberam as primeiras chances (no time principal), só é preciso ter calma – conta o técnico do sub-20 santista, Claudinei Oliveira.


A dupla subiu ao elenco profissional em momentos diferentes. Pedro Castro foi o primeiro a receber a oportunidade com Muricy Ramalho, logo após a Copinha - além dele, também foi promovido o lateral-esquerdo Paulo Henrique. Leandrinho, que também recebeu elogios da comissão técnica após o torneio, ganhou a chance pouco depois, depois de agradar Muricy em um treinamento para o qual foi chamado para compor o elenco.


A estreia de ambos, porém, foi simultânea: contra o Náutico, em Recife, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não é de boas lembranças para os dois, já que o Peixe, desfalcado de Neymar, acabou derrotado pelo Timbu por 3 a 0. Se Pedro Castro acabou não tendo novas chances na temporada, Leandrinho ainda ganhou outras duas oportunidades no time principal, na vitória por 4 a 2 sobre o Cruzeiro, na Vila Belmiro, e no empate por 2 a 2 com o Atlético-GO, no Pacaembu.


Apesar da curta experiência em campo pela equipe de cima, Pedro Castro e Leandrinho já não são desconhecidos da torcida do Santos, especialmente após a conquista do Paulista Sub-20. Mesmo assim, tanto um como outro garantem: ainda há muito a ser feito com a camisa santista.


- É bom ser reconhecido, mas temos que ter os pés no chão, com humildade. Não ganhamos nada ainda. É preciso trabalhar, para quando estivermos lá em cima, conquistando títulos no profissional, aí sim ter esse reconhecimento - avalia Leandrinho.


- Realmente, alguns já sabem quem somos, mas tudo é fruto de trabalho. Claro que queremos ser reconhecidos, mas para isso, temos que trabalhar ainda mais forte - resume Pedro Castro.


Pedro Castro (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)Pedro Castro foi o capitão santista no Paulista Sub-20 (Foto: Pedro E. G. Azevedo/Divulgação Santos FC)


Terceira Copinha


A mais nova oportunidade para que os dois coloquem em prática esse "trabalho" será a Copa São Paulo. E não há torneio que a dupla conheça tão bem. Afinal, será a terceira participação de ambos na competição. Em 2011, ano que defenderam o Santos pela primeira vez no torneio, chegaram às quartas de final, mas a equipe foi eliminada pelo Bahia. Já neste ano, outra vez com Pedro Castro e Leandrinho em campo, o Peixe caiu nas oitavas de final, ao ser batido pelo Desportivo Brasil.


- É um torneio televisionado para todo o Brasil, que ocorre enquanto não há nenhum campeonato profissional em andamento. Todos ficam de olho. Então, é bom para chamar atenção e abrir portas no time principal - destaca Pedro Castro.


- Um título como o da Copinha valoriza ainda mais a gente, até porque faz tempo que o Santos não é campeão (último título foi em 1984). Além disso, uma conquista como essa dá ainda mais moral e confiança. É muito importante - conclui Leandrinho.


Clique e assista a vídeos do Santos