Em 2011, o Santos perdeu a final do Mundial de Clubes, sendo goleado por 4 a 0 pelo Barcelona. Neste ano, o Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0 e foi campeão. Para o comentarista Carlos Eduardo Éboli, da rádio CBN, a diferença de resultados se explica pela postura dos dois times. Enquanto o Peixe "respeitou" demais os espanhois, o Timão encarou os ingleses de igual para igual.
- O Corinthians não se livrou da bola em momento nenhum, justamente porque confiava em sua força coletiva. Lógico que o Barcelona tem um talento individual fantástico e o melhor jogo coletivo do mundo. Mas pedir desculpa demais, humildade demais no futebol faz mal. Não estou pregando a arrogância, mas você tem que confiar no seu potencial. Você tem que entender que é a final do Mundial e você não está ali por acaso - afirmou Éboli, no .
- Corintianos pedem para beijar as 'santas mãos' do goleiro Cássio
- Veja outros vídeos do 'Redação SporTV'
Para o colunista da "Folha de S.Paulo" Fábio Seixas, desde a primeira jogada do duelo entre Corinthians e Chelsea, a equipe brasileira tentou impôr seu estilo de jogo.
- No jogo do Corinthians, o Alessandro já dominou a bola e saiu organizando o jogo, logo no primeiro lance. Já mostrou que teria jogo, ao contrário do ano passado. O Santos tratou o Barcelona com reverência no jogo inteiro.
Na sua opinião, o Chelsea entrou em campo sem conhecer profundamente o Corinthians, o que também foi fundamental para o resultado final.
- O Corinthians não tem um grande craque, um grande heroi, um Neymar. A qualidade do Corinthians é o estilo de jogo, a organização. Foi isso que surpreendeu o Chelsea e isso mostra como o Chelsea se preparou mal para esta partida.
Para o correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, a diferença das personalidades dos técnicos Tite e Muricy Ramalho também explicam a diferença de postura dos dois times.
- Eu lembro de uma declaração que o Luis Alvaro Ribeiro fez no ano passado: "A gente foi derrotado por um tipo de futebol que a gente nem sabia que existe". Eu fiquei pensado: "Está pagando um técnico para quê, então?" O Muricy é obviamente um gênio dentro do futebol brasileiro, ganhou a Libertadores, ele tem muito mérito. Mas eu lembro do Muricy falando que a derrota para o Barcelona não teria nenhum efeito. Como? Você passa seis meses se preparando para encarar o melhor, perde daquela forma e não vai ter nenhum efeito? Eu não imagino o Tite dizendo isso após uma derrota.